Uma das equipes com menor estrutura na Fórmula 1, a Force Índia terminou o ano passado em alta. Nesta temporada, a meta do time formado pelo alemão Adrian Sutil ao lado do italiano Vitantonio Liuzzi é brigar pela quinta colocação do Mundial de Construtores.
"Nós terminamos em nono no ano passado. Se conseguirmos avançar três ou quatro posições, estamos no caminho certo. No Mundial, se conseguirmos um quinto ou sexto lugar seria uma temporada de sucesso", explicou Otmar Szafnauer, chefe de operações da Force India.
Em 2009, a equipe chegou a se destacar em alguns momentos. Em Spa, antes de migrar para a Ferrari o italiano Giancarlo Fisichella alcançou a primeira pole position e o primeiro pódio da Force India ao chegar no segundo lugar. Já Adrian Sutil largou em segundo em Monza e em terceiro em Interlagos.
Nos primeiros testes da pré-temporada, o novo carro da equipe demonstrou potencial. Diante do bom desempenho, a equipe coloca Ferrari, McLaren, Red Bull e Mercedes no grupo de favoritos ao título e espera duelar com Sauber, Williams, Renault e Toro Rosso.
"Vamos tentar continuar no mesmo ritmo que terminamos o ano passado. No começo dessa temporada, estaremos muito mais fortes do que estávamos no começo da anterior. Com isso, devemos pontuar com regularidade e ocasionalmente subir ao pódio", projetou Szafnauer.
Uma das prioridades nesse ano foi melhorar a downforce, um aspecto que deixou a desejar em 2009. "Tentamos trabalhar as partes em que fomos deficientes no ano passado sem prejudicar as partes em que fomos muito bem. Nos focamos em não perder a eficiência aerodinâmica que tínhamos", encerrou o chefe de operações.