Neste domingo, a russa Elena Dementieva, atual número 7 do mundo, derrotou a tcheca Lucie Safarova e conquistou o WTA de Paris. Depois de 2 horas e 17 minutos de partida, a russa fechou por 2 sets a 1, parciais de 6/7 (5-7), 6/1 e 6/4.
No primeiro set, a tcheca Safarova, que eliminou várias candidatas ao título como as italianas Penetta e Schiavone, deu mostras que continuaria na sua campanha irretocável. Depois de muito equilíbrio, a finalista do torneio em 2007, fechou o set no tie-break por 7/5. Contudo, na segunda parcial, Dementieva fez jus à colocação no top 10 do ranking mundial e aplicou um convincente 6/1.
Atordoada, no terceiro set Safarova não conseguiu voltar à partida e acabou tomando um 6/4. Com a virada, a tcheca desperdiçou mais uma chance de ser campeã do torneio parisiense. Na outra oportunidade, Safarova teve como algoz outra russa, a tenista Nadia Petrova.
Dementieva não escondeu a alegria depois da vitória. "Estou tão feliz. Provavelmente esta foi a vitória mais dura da minha vida," afirmou a atleta de 28 anos. Ano passado, ela perdeu a final para a anfitriã Amélie Mauresmo.
Para Dementieva, o trófeu na capital francesa é o segundo da temporada, já que o primeiro foi conquistado no início de janeiro em Sydney, e o 16º na carreira.