Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Bola aérea salva Verdão de derrota em Ribeirão

O técnico Muricy Ramalho prometeu que o Palmeiras de 2010 iria priorizar o toque de bola e a habilidade de seus meias. Mas na hora do desespero, o chuveirinho voltou a ajudar o Verdão a garantir neste sábado o empate por 1 x 1 diante do Botafogo-SP, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, pela oitava rodada do Campeonato Paulista.

Diante da sensação do Estadual, que vinha de quatro triunfos seguidos, o Palmeiras voltou a sofrer com a instabilidade. Nos 45 minutos iniciais, o Verdão foi superior. No início do segundo tempo, acabou dominado e sofreu o gol do William. No fim, os comandados de Muricy Ramalho melhoraram novamente e garantiram a igualdade através de Léo.

O resultado leva o Botafogo-SP a 17 pontos, na liderança, pelo menos até o Santos entrar em campo neste domingo. O Palmeiras, por sua vez, continua em zona intermediária da classificação, com 13.

Na próxima rodada, o Palmeiras reencontra a sua torcida no Palestra Itália no confronto contra o São Caetano, na quarta-feira, às 21h50. No dia seguinte, o Botafogo vai atuar como visitante contra o Mirassol, às 19h30.

O jogo

Mesmo com o calor de Ribeirão Preto e o desgaste da recente viagem até o Piauí, o Palmeiras utilizou uma tática ousada no início do confronto. A ordem de Muricy Ramalho era clara: marcar forte desde o campo de defesa do Botafogo-SP.

A iniciativa alviverde deu resultado. Com maior posse de bola, o Palmeiras criou a primeira grande oportunidade. Aos 16 minutos, o goleiro Weverton soltou o chute de Cleiton Xavier e Danilo apareceu livre para marcar. Só que o zagueirão, mesmo com o arqueiro caído, concluiu por cima.

Insistindo em lances pelas laterais, o Palmeiras voltou a assustar. Aos 28 minutos, Wendel teve liberdade na direita e cruzou para a definição de Pierre com estilo. A bola saiu do lado direito da meta dos donos da casa.

Sensação do Paulistão, o Botafogo acordou apenas aos 30 minutos. Bem marcado pelos zagueiros adversários, Malaquias buscou a bola fora da área e soltou a bomba de perna esquerda. Marcos voou para uma grande intervenção.

Mas o Palmeiras era mais efetivo em campo. Pouco antes do intervalo, a trave salvou o Botafogo-SP de levar o primeiro gol na cabeçada de Léo, após cobrança de falta de Cleiton Xavier na esquerda. Ainda assim, os jogadores do Alviverde foram otimistas para o intervalo.

No segundo tempo, o panorama em campo mudou completamente. O Botafogo-SP acelerou o ritmo e chegou rapidamente ao gol. Aos quatro minutos, Malaquias aproveitou a confusão da retaguarda alviverde para pegar a sobra dentro da área e cruzar. Livre, William empurrou para as redes.

Imediatamente, Muricy Ramalho sacou um dos volantes (Márcio Araújo) para a entrada do veloz Lenny. Mas o empate alviverde veio pelo alto, na base do abafa. Aos 28 minutos, Cleiton Xavier cruzou da direita para a cabeçada de Léo, sem chances para Weverton.

No fim do jogo, o Verdão ainda teve a chance da virada. Só que a falta cobrada por Diego Souza encontrou a trave de Weverton.