Pela 22; rodada do Campeonato Espanhol, o Real Madrid jogará no estádio Municipal de Chapín contra o Xerez, às 17 horas (de Brasília) deste sábado. A grande atração da equipe merengue será o retorno do astro Cristiano Ronaldo, que se ausentou das duas últimas partidas por estar cumprindo suspensão.
"Eu sou o mesmo de antes do vermelho. Não vou mudar", cravou o camisa 9 do Real, que reclamou da punição após ser expulso na vitória de sua equipe por 2 a 0 sobre o Málaga (com dois gols do gajo). "Os que me criticam, que continuem. Não vou mudar minha maneira de jogar ou minha maneira de ser", garantiu Cristiano, vice-artilheiro da equipe em La Liga, com nove gols (três a menos que Higuaín).
Se Cristiano Ronaldo volta, o técnico Manuel Pellegrini não poderá contar com o meia Guti, que sentiu dores no tornozelo direito e desfalca a equipe. O atacante francês Karim Benzema, o zagueiro Christoph Metzelder e o goleiro Jerzy Dudek também, todos contundidos, também não jogam. Já o brasileiro Kaká deverá ser titular da equipe, assim como o lateral esquerdo Marcelo.
Pelos lados do Xerez, o grande destaque fica por conta do goleiro brasileiro Renan Brito, revelado pelo Internacional. Isto porque o time faz uma campanha péssima na primeira divisão: é lanterna (seis pontos atrás do vice) com 11 pontos conquistados em 21 jogos, foram 14 derrotas, cinco empates e só duas vitórias. A equipe tem o pior ataque (12 gols marcados) e a terceira pior defesa (38 sofridos).
No domingo, às 18 horas (de Brasília), o líder Barcelona jogará praticamente sem defesa em Madri contra o Atlético para manter os cinco pontos de vantagem ante o Real Madri. Contudo, os catalães não contarão com Piqué, Rafa Márquez (suspensos), Daniel Alves, Yaya Touré, Abidal e Chigrinsky (contundidos).
Recém subidos dos juniores, Albert Dalmau, Marc Muniesa, Marc Bartra e Jonathan Santos treinaram esta semana no setor defensivo. O capitão da equipe, Carles Puyol, que ainda sente dores e é dúvida para entrar em campo nesta partida, e o lateral brasileiro Maxwell e o zagueiro argentino Gabriel Milito, que retorna de contusão, também devem ser opções.
Para o meia Iniesta, os desfalques não podem ser desculpa para a equipe não manter o nível de atuações. "Se eles (jovens) têm treinado com a gente é, primeiro, porque têm talento, e, segundo, porque estão prontos", garantiu o camisa 8 azul-grená.
Pelo lado madrilenho, o destaque fica por conta do argentino Sergio ;Kun; Agüero e do uruguaio Diego Forlán, que já marcaram (juntos) 17 gols no torneio nacional, dos 31 marcados pelos Rojiblancos. Os portugueses Tiago e Simão deverão estar no meio-campo, coordenando as jogadas da equipe que tem 24 pontos na tabela de classificação
Confira a 22; rodada do Campeonato Espanhol:*
Sábado, 13 de fevereiro de 2010:
15h00 Sporting Gijon x Valencia
17h00 Xerez x Real Madrid
19h00 Villarreal x Athletic Bilbao
Domingo, 14 de fevereiro de 2010:
14h00 Espanyol x Deportivo La Coruña
14h00 Valladolid x Real Zaragoza
14h00 Getafe x Almería
14h00 Racing Santander x Málaga
16h00 Sevilla x Osasuna
18h00 Atlético de Madri x Barcelona
Segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010:
18h00 Tenerife x Mallorca
*Horários de Brasília