Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Dez times disputam cinco vagas no Gaúchão

Ainda restam cinco vagas e dez equipes em condições matemáticas de avançar de fase no Campeonato Gaúcho. Todos os jogos da rodada ocorrem no sábado, às 16 horas.

No Grupo 1, cinco clubes (Novo Hamburgo, Ypiranga, Juventude, Inter-SM e Esportivo) disputam três vagas. Na Chave 2, são somente dois lugares em aberto na próxima frase com cinco postulantes (São Luiz, Pelotas, Veranópolis, Caxias e Santa Cruz).

Em Erechim, o Ypiranga recebem o Veranópolis. Os donos da casa avançam com uma vitória. Já o VEC precisa torcer, no mínimo, para o empate do Pelotas, que vai a Santa Maria enfrentar o Inter-SM, que por sua vez seca Juventude ou Ypiranga.

"Sabemos que a classificação complicou pelo nosso último resultado. Precisamos contar com resultados paralelos, além da partida dificílima que teremos em Erechim, até porque eles brigam por vaga no outro grupo também. Mas acredito na força que demonstramos fora de casa até o momento", comentou o técnico do Pentacolor da Serra, Gilmar Dal Pozzo.

Em Caxias do Sul, Juventude e São realizam um confronto que quem vencer estará nas quartas de final. Dependendo de resultados paralelos, os dois podem avançar mesmo que percam.

O Caxias precisa de muitos resultados paralelos para seguir adiante. Na teoria a equipe grená possui a tarefa mais fácil, enfrentará o Avenida, que ainda não pontuou, em Santa Cruz do Sul. Além dos três pontos, os caxienses precisam que Pelotas e Veranópolis não vençam.

Na Região Metropolitana, o Novo Hamburgo joga por um empate contra o Santa Cruz. O Galo precisa vencer e torcer por empates de Caxias e Veranópolis, além da derrota do Pelotas.

Porto Alegre e Universidade protagonizam o único jogo da rodada em que nenhum dos clubes pode avançar de fase. O time da Capital possui somente um ponto no torneio. Já os canoenses têm sete e uma vitória espantaria virtualmente as chances de rebaixamento.

Termômetro, a estrela - A estrela do dia será o termômetro. Após confusão na semana passada, Federação Gaúcha de Futebol e Sindicato dos Atletas Profissionais entraram em acordo sobre a realização do horário das partidas. Porém, antes no início dos jogos, o árbitro terá de aferir a temperatura do gramado, caso esteja acima de 35;C, seu início será postergado.

A rodada:

16h - Esportivo x Inter
16h - Grêmio x São José
16h - Porto Alegre x Universidade
16h - Ypiranga x Veranópolis
16h - Novo Hamburgo x Santa Cruz
16h - Avenida x Caxias
16h - Juventude x São Luiz
16h - Inter-SM x Pelotas