Depois de atuar no Mineirão nas três primeiras rodadas do Campeonato Mineiro, o Atlético-MG vai ao interior do estado neste sábado para enfrentar o Uberaba, em partida marcada para as 19h30 (de Brasília), no Estádio Uberabão. Na reestreia do zagueiro paraguaio Cáceres, os comandados do técnico Wanderley Luxemburgo terão duas missões: vencer e convencer.
Vencer é primordial para o Atlético-MG acabar com a irregularidade que tem vivido na competição: mesmo atuando em seus domínios - mandou dois jogos e fez o clássico com o América-MG no Mineirão -, a equipe ainda não deslanchou: empatou duas vezes e venceu uma. A quarta colocação ocupada na tabela causa muitas reclamações entre os torcedores.
A massa alvinegra, por sinal, precisa ser convencida de que o time é bom e tem condições de lutar por conquistas. Depois de passar a semana com jogadores como o atacante Diego Tardelli pedindo para a torcida "vaiar só no final do jogo", somente vencer não deve ser o suficiente para aplacar as reclamações. Convencer é primordial.
"A torcida do Atlético é muito grande e com certeza vai estar lá em Uberaba para poder nos prestigiar. E nós, dentro de campo, temos que procurar nos doar ao máximo para que o torcedor possa nos apoiar, isso é importante", disse o atacante Obina. O volante Zé Luís, que ante o Uberaba faz sua 50; partida com a camisa do Atlético-MG, também compreende o delicado momento na relação com o torcedor.
"Estamos formando um grupo forte, com atletas experientes. Com toda essa estrutura, com a comissão técnica que temos, nós sabemos que precisamos de resultados positivos. Sabemos que precisamos vencer e convencer, e esse é o momento certo para isso", concordou o atleta. Para isso, Wanderley Luxemburgo decidiu manter o time, com apenas uma alteração: a reestreia do zagueiro Cáceres, entrando no lugar de Werley.
"Tem que manter a equipe, porque precisamos dar um conjunto para os atletas que hoje o Luxemburgo entende que são os titulares. A gente precisa de ritmo, de continuidade para poder melhorar", opinou Obina, que atuará mais uma vez com Diego Tardelli e Muriqui, no ofensivo esquema montado pelo comandante. O Galo sabe que não pode tropeçar, já que, se isso acontecer, ficará para trás na classificação.
Isso porque o Uberaba ocupa a 5; colocação, com apenas um ponto a menos em relação aos atleticanos. De olho em um salto na tabela, o técnico Marcos Birigui mostra confiança com um resultado positivo dentro de casa. "O nosso objetivo é buscar pontos no jogo de sábado. Estamos trabalhando para tentar fazer uma boa partida e surpreender o adversário", disse o comandante.
O duelo marcará a estreia do goleiro Fernando, que estava na Caldense e, mesmo diante de um grande clube, garante que causará uma boa primeira impressão na torcida de Uberaba. "Estou acostumado com grandes jogos e clássicos. Conheço bem o elenco do Uberaba e vou tentar fazer o melhor para ajudá-los", afirmou, em declaração ao Jornal de Uberaba.
FICHA TÉCNICA
UBERABA x ATLÉTICO-MG
Local: Estádio Uberabão, em Uberaba (MG)
Data: 13 de janeiro de 2010, sábado
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: André Luiz Martins Dias Lopes
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago e Jair Albano Félix
UBERABA: Fernando; Ivonaldo, Rogério, Balduíno e Fabiano; Gustavo, Valtinho, Zé Maria e Rafael Ipuã; Dinei e André Nascimento
Técnico: Marcos Birigui
ATLÉTICO-MG: Carini; Coelho, Jairo Campos, Cáceres e Leandro; Zé Luis, Fabiano (Correa) e Ricardinho; Muriqui, Diego Tardelli e Obina
Técnico: Wanderley Luxemburgo