Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Tribunal 'devolve' pontos do Cruzeiro no Estadual

O Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) publicou nota oficial nesta sexta-feira anunciando que o Cruzeiro recuperou, ao menos temporariamente, os três pontos perdidos no primeiro julgamento relativo à utilização irregular do atacante Wellington Paulista na vitória por 6 a 0 sobre o Uberlândia, na estreia do Campeonato Mineiro. No comunicado, a entidade deixa claro que a situação não é permanente e depende do veredicto final.

A procuradoria do Tribunal já havia manifestado, também nesta sexta, interesse em aumentar a pena de três para seis pontos, baseando-se na legislação anterior. O imbróglio entre o clube de Belo Horizonte e o órgão jurídico se deu por conta da mudança no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), efetuada há pouco tempo.

No Código anterior, de acordo com o artigo 214, a equipe que escalasse algum atleta de maneira irregular seria punida com o dobro de pontos em disputa na partida, ou seja, seis. Entretanto, o novo CBJD prevê perda de apenas três. A próxima reunião da Comissão Disciplinar do TJD-MG está marcada para o próximo dia 23 de fevereiro.

A alegação é de que Wellington Paulista, utilizado no segundo tempo da goleada sobre o Uberlândia, foi expulso na última partida do Estadual de 2009 e deveria ter cumprido suspensão. A diretoria do Cruzeiro, entretanto, argumenta que a punição foi revertida em ações sociais. Segundo o advogado da Raposa, Gilvan Tavares, se a situação se agravar, o campeonato pode até mesmo ser paralisado.