Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Andrade aposta em Willians para arrumar sistema defensivo

Maior ladrão de bolas do Campeonato Brasileiro, volante Willians se recupera de lesão e se torna a esperança do técnico para arrumar a defesa do Flamengo

Rio de Janeiro ; O retorno de contusão do volante Willians na semifinal da Taça Guanabara contra o Botafogo, na quarta-feira, é a esperança do técnico Andrade em tapar o buraco da defesa do Flamengo. O rubro-negro tomou gols em todos os jogos do Campeonato Estadual até aqui. Foram 13 em sete partidas, além de cinco pênaltis cometidos. Sem Aírton, negociado com o Benfica (Portugal), e o chileno Maldonado, lesionado, a equipe perdeu o seu cão de guarda. ;A questão é que não temos um primeiro volante hoje;, admite Andrade.

No clássico de quarta-feira, a tarefa será desempenhada por Willians, maior ladrão de bolas do Brasileiro. Recuperado de uma lesão no tornozelo direito, o jogador já afirmou que não se incomoda em mudar de função no lugar de Fernando. O ex-volante do Santo André terminou o ano atuando como terceiro homem no meio de campo, na linha completada pelos meias Petkovic e Zé Roberto. ;Já joguei como primeiro volante. Se tiver que me colocar na frente da área, vou proteger ali. Para ajudar o Flamengo eu faço qualquer coisa;, garante.

A ideia inicial de Andrade é escalar Willians, Toró, Kleberson e Vinícius Pacheco no meio e o sérvio Petkovic como opção no banco de reservas. Nesse caso, os dois primeiros ficariam mais fixos na proteção à zaga, como faziam Aírton e Maldonado no título brasileiro. ;Espero que a volta de Willians resolva esse problema. Nos 45 minutos (segundo tempo) que ele jogou do Fla-Flu, nós não sofremos gol;, lembra o treinador.

Falta de ritmo
Segundo o médico Marcelo Soares, o volante está clinicamente recuperado. Resta, agora, condicionar-se fisicamente. Afinal, está sem ritmo de jogo. Como o Flamengo só volta a campo na quarta-feira, o atleta terá uma semana de treinamentos para chegar bem à partida. No centro de treinamento Ninho do Urubu, Willians participou da atividade tática de ontem sem sentir nenhum problema. Ele se machucou na estreia do Carioca, diante do Duque de Caxias, e ainda não conseguiu disputar um jogo inteiro. ;Nunca tinha me contundido dessa maneira;, revela.

Willians é aquele típico jogador ;carrapato;. Incansável na marcação e com ótimo preparo físico, muitas vezes peca pela afobação. Foi ele que mais recebeu cartões no Flamengo em 2009 ; 23 amarelos e três vermelhos. Por outro lado, protege a cozinha melhor do que qualquer outro atleta do elenco, salvo o chileno Maldonado, que só deve voltar aos gramados em março. Embora não tenha uma técnica invejável, Willians sabe sair jogando com a bola e chuta bem de fora da área.


Quem é ele

Nome completo: Willians Domingos Fernandes
Data de nascimento: 29/1/1986
Local: Praia Grande (SP)
Idade: 24 anos
Posição: volante
Altura: 1,75m
Peso: 71kg
Clubes: Santos (base), Santo André e Flamengo


Vantagens da volta de Willians

; Foi o maior ladrão de bolas do Campeonato Brasileiro
; Ajuda tanto na defesa quanto no ataque, como elemento surpresa
; Pode jogar como volante ou terceiro homem no meio de campo
; Tem ótimo preparo físico e, ao lado dele, Petkovic subiu de rendimento em 2009
; Pode surpreender com chutes de fora da área