Ex-líder do ranking mundial e tricampeão de Roland Garros, o brasileiro Gustavo Kuerten foi homenageado em Brasília na última quarta-feira. Em nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Orlando Silva, Ministro do Esporte, entregou ao catarinense a Cruz do Mérito Desportivo.
"Felizmente, o Guga é um dos grandes nomes do esporte brasileiro e internacional. É referência de comportamento e de conduta", declarou o ministro depois de oferecer uma honraria que já foi concedida a nomes como Ayrton Senna, Pelé, Robert Scheidt e Adhemar Ferreira da Silva.
"Aqui há muitas pessoas que me fizeram sonhar e me ajudaram a ser outra pessoa. É uma grande honra receber essa premiação e me considero mais brasileiro do que já sou", declarou Guga, acompanhado pela família e por Larri Passos, seu ex-treinador e grande amigo.
Jorge Lacerda da Rosa, presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), e o ex-tenista espanhol Emílio Sánchez Vicário, coordenador do esporte no País, acompanharam o evento em Brasília. Após receber o prêmio, Guga disse ver o Brasil em ascensão e se mostrou disposto a contribuir.
"Estou convicto sobre o nosso potencial. É muito gratificante receber um prêmio do povo brasileiro. Essa homenagem representa o potencial, a energia do nosso povo e é por isso que eu quero compartilhar essa comenda com muitas pessoas", afirmou Guga, lembrando que ainda se sente desafiado pelo tênis.
O catarinense recebeu a maior honraria concedida pelo governo federal a um atleta brasileiro. A Ordem do Mérito Desportivo é dividida em dois níveis. Após voltar dos Jogos de Atenas-2004, Guga ganhou a Medalha e na última quarta-feira, foi premiado com a Cruz.