O técnico do Fluminense, Cuca, ainda não sabe se poderá contar com o atacante Maicon na partida deste sábado contra o Vasco, às 18h30 (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro, pelas semifinais da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. O jogador, que vem se recuperando de um estiramento muscular na coxa esquerda, não participou do treino realizado no Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, e sua escalação passou a ser colocada em dúvida.
Maicon ficou na sede das Laranjeiras realizando trabalho de força muscular e a definição sobre a sua presença no clássico do próximo sábado ficou mesmo para o apronto marcado para esta sexta-feira.
Com a ausência de Maicon, o treinador do Fluminense surpreendeu na escolha do provável substituto. Isso porque a expectativa girava em torno da opção por Alan, que tem sido titular em boa parte dos confrontos da equipe na temporada e que já vinha sendo muito usado no Campeonato Brasileiro de 2009. Porém, no treino desta quinta-feira Cuca decidiu pelo jovem Bruno Veiga ao lado de Fred, que participou completamente da atividade.
Se a escalação do ataque deixa Cuca em dúvida por conta da situação clínica de Maicon, o treinador tem outra incerteza para definir a equipe. Isso porque no treino desta quinta-feira ele optou pelo volante Diogo na função de terceiro zagueiro, atuando ao lado de Gum e Cássio. Pior para Leandro Euzébio, que treinou entre os reservas, apesar de ser dado como favorito para o setor. Digão corria por fora.
A escolha do treinador pode se basear no fato de Diogo ser considerado um 'cão-de-guarda', ou seja, aquele jogador que normalmente tem sucesso ao marcar especificamente um adversário. Um sinal de que Cuca poderia estar armando uma marcação especial em Carlos Alberto ou Phillipe Coutinho. A possibilidade foi descartada pelo atleta.
"O Vasco conta com um time muito bom, com jogadores de qualidade. O time todo deles merece muita atenção da nossa parte e pode complicar a nossa equipe. Vou marcar o jogador que cair no meu setor e não perseguir um ou outro nome especificamente", disse Diogo, que também já atuou de forma improvisada na lateral direita.
Além de modificar a maneira de atuar da equipe, Cuca trabalhou algumas jogadas ensaiadas na tentativa de surpreender o Vasco no duelo deste sábado. O treinador é conhecido por ter sucesso neste tipo de artifício. As jogadas de bola parada normalmente viram armas perigosas de suas equipes.
Quem também não participou do treino desta quinta-feira foi o meia argentino Darío Conca, que vem se queixando de dores musculares na coxa esquerda, mas não chega a preocupar o departamento médico. Ele deverá treinar normalmente nesta sexta-feira. Marquinho ficou com a sua vaga no treino desta quinta e os titulares formaram com: Rafael, Gum, Cássio e Diogo; Mariano, Everton, Diguinho, Marquinho e Júlio César; Bruno Veiga e Fred.