Mesmo com um futebol pobre, o Palmeiras fez sua obrigação na estreia da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, o Verdão superou um adversário mais fraco: vitória por 1 x 0 sobre o Flamengo-PI, no estádio Albertão, em Teresina. Contudo, o clube não alcançou o objetivo de classificação antecipada à segunda fase.
Os jogadores do Alviverde reclamaram bastante do gramado encontrado na capital piauiense. Durante os 90 minutos, a equipe paulista viveu de jogadas individuais de Diego Souza, que marcou o gol do triunfo na etapa complementar.
O confronto de volta entre Palmeiras e Flamengo-PI está marcado para o dia 24 de fevereiro, no Palestra Itália. O classificado pegará o vencedor do encontro entre Potyguar e Paysandu.
No Carnaval, o Palmeiras não terá descanso. Pelo Campeonato Paulista, o Verdão atua novamente no sábado, contra o Botafogo, às 19h30, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.
O Jogo
O Palmeiras começou a edição 2010 da Copa do Brasil em ritmo lento. O único que demonstrava empenho em buscar as ações ofensivas era Diego Souza, que arriscava algumas jogadas individuais. Como previsto, o Flamengo-PI priorizava a marcação.
Aos poucos, os donos da casa começaram a avançar suas linhas. Em jogadas pelas laterais, o Flamengo-PI passou a incomodar. Aos 17 minutos, Joniel aproveitou escanteio da direita e, com uma cabeçada, acertou o poste esquerdo de Deola.
O Palmeiras, por sua vez, seguia dependente de Diego Souza. Aos 25 minutos, o camisa 7 escapou da marcação de Serginho e deixou Deyvid Sacconi na cara do gol. O arremate do meia foi deficiente, na rede pelo lado de fora. O Flamengo-PI respondeu com uma falta cobrada por Antonio Carlos, o especialista nas bolas paradas. A bomba assustou Deola.
Apenas nos cinco minutos finais da etapa inicial é que o Palmeiras melhorou de produção. Só que as finalizações de Deyvid Sacconi e Cleiton Xavier não foram suficientes para "tirar o zero" do placar.
No segundo tempo, o Palmeiras continuou pouco efetivo em campo. Na primeira chance dos visitantes, aos nove minutos, foi um jogador do Flamengo-PI que quase fez um gol contra. Depois de falta batida por Cleiton Xavier, Joniel desviou para trás e exigiu grande defesa de Heverton.
Sem empolgar na frente, o Palmeiras resolveu assustar na defesa. Ao errar o domínio de bola, Edinho armou a jogada para o Flamengo-PI. Na sequência do lance, Wiltinho cruzou da esquerda para a cabeçada perigosa de Joniel.
O lance irritou Muricy Ramalho, que imediatamente colocou Lenny no lugar de Deyvid Sacconi. O Flamengo-PI também mudou, com a saída de sua peça mais efetiva no jogo. Cansado, o habilidoso Antonio Carlos cedeu sua vaga a Michel.
No fim, Diego Souza mostrou que é um claro diferencial no Palestra Itália. Em jogada que começou com Edinho, o camisa 7 recebeu na área, cortou Serginho e bateu no canto direito de Herivelton: 1 x 0.
FICHA TÉCNICA - FLAMENGO-PI 0 x 1 PALMEIRAS
Local: Estádio Alberto Silva (Albertão), em Teresina (PI)
Data: 10/02/2010 (quarta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Cláudio Mercante (PE)
Assistentes: Marcos Antônio da Silva Brígido e Thiago Gomes Brídigo (CE)
Cartões amarelos: Serginho Matogrossense, Tote e Luciano (Flamengo-PI); Diego Souza e Armero (Palmeiras)
Gols: PALMEIRAS: Diego Souza, aos 29 minutos do segundo tempo.
FLAMENGO-PI: Herivelton; Tote, Serginho Matogrossense, Marcelão e Wiltinho; Binha, Erivan, Luciano (Zuza) e Antonio Carlos (Michel); Joniel e Leandro Porto (Jardel).
Técnico: Valter Maranhão
PALMEIRAS: Deola; Figueroa (Armero), Danilo, Edinho e Wendel; Pierre, Márcio Araújo, Cleiton Xavier e Deyvid Sacconi (Lenny); Diego Souza e Robert (Souza).
Técnico: Muricy Ramalho.