A Copa do Brasil dá ao campeão uma vaga na Taça Libertadores de 2011, mas no momento a prioridade do Vasco é voltar a mandar no quintal de casa. Preocupado com o duelo de sábado, contra o Fluminense, pelas semifinais da Taça Guanabara, o técnico Vágner Mancini optou por um time reserva, às 21h50, contra o Sousa, em João Pessoa, na Paraíba.
;No aeroporto, em posto de gasolina, o cara vem falar comigo. É incentivo com uma certa cobrança. O torcedor do Vasco está ansioso por títulos, mas em certos momentos é necessário estabelecer prioridades;, argumentou Mancini, referindo-se a sete anos sem um título nacional de peso como a Série A ou a própria Copa do Brasil. Em 2006, o clube perdeu a final do torneio para o Flamengo.
Embora o time cruzmaltino tenha a chance de eliminar o duelo de volta em caso de vitória por dois gols de diferença, os titulares estão poupados ; um risco calculado, dada a fragilidade dos adversários nestas rodadas iniciais do mata-mata nacional. ;Todo o nosso trabalho até aqui vai estar em jogo contra o Fluminense;, ponderou Vágner Mancini.
Portanto, a partida serve para alimentar a concorrência. Artilheiro do time no ano passado, o atacante Elton retornou ao clube depois de não conseguir negociar sua ida para o exterior. Agora, vê sua vaga ocupada por Dodô e precisa aproveitar as chances. ;O meu primeiro jogo como titular do Vasco foi pela Copa do Brasil (marcou dois gols contra o Flamengo-PI, ano passado). Espero repetir a dose;.
Palmeiras pega Fla, de Jardel
A tão aguardada estreia da Copa do Brasil chegou para o Palmeiras. Às 21h50 (de Brasília), no estádio Albertão, os comandados do técnico Muricy Ramalho são favoritos diante do Flamengo-PI, do veterano centroavante Jardel. O Palmeiras jogará desfalcado. Os zagueiros Léo e Maurício Ramos (problemas musculares) e o meia Joãozinho foram vetados. De última hora, o goleiro Marcos recebeu descanso. Ontem, o clube apresentou oficialmente o meia Lincoln, 31 anos.
Botafogo encara o campeão da Série D
Embalado por duas goleadas consecutivas no Campeonato Carioca, sendo a mais recente por 5 x 2 sobre o Resende, que valeu a classificação para as semifinais da Taça Guanabara, o Botafogo estreia na Copa do Brasil às 21h (de Brasília), contra o São Raimundo-PA no Estádio Colosso dos Tapajós, em Santarém, no Pará.
A ordem no Alvinegro é vencer por dois ou mais gols de diferença, o que lhe daria a classificação para a segunda fase sem a necessidade de realização do confronto de volta. O time paraense é o atual campeão da Série D do Campeonato Brasileiro. O técnico Joel Santana tomou a decisão de não preservar os titulares porque a partida contra o Flamengo, pela Taça Guanabara, será na quarta-feira de Cinzas.
Hoje, o Botafogo terá os retornos do zagueiro Antônio Carlos e do atacante argentino Herrera, que cumpriram suspensão diante do Resende. Com isso, Wellington e Caio voltam a ficar como opção no banco de reservas.
Grêmio encara Araguaia
Tetracampeão da Copa do Brasil, o Grêmio estreia às 23h50 (de Brasília), contra o Araguaia, no Mato Grosso. Silas tem levado tão a sério o confronto, que mantém mistério sobre a escalação do time. A dúvida é entre Joílson e Saimon. O primeiro atuaria na lateral direita, passando Mário Fernandes para a zaga. Caso escolha a segunda opção, Siamon ingressará no centro da defesa e Mário seguirá na lateral. A dúvida é motivada pela ausência de Maurício. O zagueiro cumpre suspensão pelas cenas de pugilismo protagonizadas por ele e Obina durante o Campeonato Brasileiro de 2009, quando atuavam pelo Palmeiras.
Furacão amedronta o Vilhena
; O Atlético Paranaense dá um tempo no Estadual e viaja até Rondônia, onde enfrenta hoje, às 22h (de Brasília), o Vilhena , no Estádio Portal da Amazônia, em sua estreia na Copa do Brasil. O técnico Antônio Lopes utilizará força máxima. Os experientes Paulo Baier, Alex Mineiro e Claiton continuam fora, vetados pelo departamento médico. O volante Alex Sandro foi negociado e não deve atuar mais, enquanto o jovem Bruno Furlan, que vinha entrando nos jogos do Paranaense, passou por uma cirurgia e está fora. No banco estarão os reforços Tartá, Vanegas e Serna.