De olho no clássico do próximo sábado, contra o Fluminense, pelas semifinais da Taça Guanabara, o Vasco vai com uma formação de reservas para a estreia na Copa do Brasil, nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), contra o Sousa, no Estádio Almeidão, em João Pessoa, na Paraíba. Caso conquiste uma vitória por dois ou mais gols de vantagem, o Cruz-maltino conseguirá eliminar o campeão paraibano sem a necessidade de realização do jogo de volta.
Vágner Mancini, técnico do Vasco, acredita que a equipe que vai escalar terá plenas condições de realizar uma boa partida contra os paraibanos e deixar o gramado com um resultado positivo.
"O Vasco possui um grupo forte, com jogadores capazes de realizar uma boa partida contra o Sousa e trazer para o Rio de Janeiro um bom resultado. Sabemos que as dificuldades serão grandes, mas confio em todos os atletas do atual elenco e sei que eles têm potencial para darem conta do recado", afirmou Mancini.
Invicto na temporada, o Vasco viajou realmente confiante em arrancar pelo menos o empate na Paraíba. Apesar disso, Mancini acredita ser possível até mesmo a classificação de forma antecipada.
"Tenho plena consciência de que será um jogo complicado, pois o Sousa não é um time bobo. O nosso pensamento inicial é conseguir um bom resultado, mas se tivermos condições de batalharmos pela vitória por dois ou mais gols de diferença vamos tentar, pois ela nos daria muita tranqüilidade", acrescentou o comandante.
Mancini será obrigado a fazer algumas improvisações no time. Com os laterais Fagner e Ernani lesionados, e sem querer arriscar os titulares Élder Granja e Márcio Careca, o treinador vascaíno vai improvisar o volante Jumar pelo lado direito e o meia Jeferson pelo lado esquerdo. O curioso, porém, é que o apoiador não atua desde o ano passado por conta de uma tendinite no joelho direito.
Mas a grande novidade está no ataque, onde Elton, um dos artilheiros da Série B do ano passado pelo clube, fará seu primeiro jogo em 2010, uma vez que não foi inscrito na Taça Guanabara, por conta de negociações que acabaram fracassando.
"Estou muito ansioso e não vejo a hora de poder entrar em campo e voltar a defender as cores do Vasco. O grupo atual é muito bom, vamos lutar por títulos e por isso mesmo quero uma grande atuação nesta quarta-feira. A Copa do Brasil é muito importante para a nossa equipe, pois pode nos dar o sonho de disputar a Copa Libertadores", afirmou o jogador.
Pelo lado do Sousa, o técnico Pedro Manta vai manter a base que está disputando o Campeonato Paraibano. O treinador minimizou a importância do fato de o Vasco mandar a campo uma equipe de reservas. "O Vasco possui um elenco de muita qualidade, e por isso mesmo não vou me iludir esperando facilidade. Muitas vezes, os atletas considerados reservas jogam melhor, pois querem provar o valor que têm", analisou o técnico do atual campeão paraibano.
No fim de semana, o Sousa conseguiu triunfo por 1 x 0 sobre o Atlético de Cajazeiras. O time ocupa a quarta posição na tabela de classificação, com sete pontos conquistados.
FICHA TÉCNICA
SOUSA-PB x VASCO DA GAMA-RJ
Local: Estádio Almeidão, em João Pessoa, na Paraíba
Data: 10 de fevereiro de 2010, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Assistentes: Erich Bandeira (Fifa-PE) e José Pedro da Silva (PE)
SOUSA: Ricardo, Alisson, Michel, Alexandre e Camilo; Danilo, Juninho, Júlio César e Leo Olinda; Evandro e Manú
Técnico: Pedro Manta
VASCO: Tiago, Dedé, Gustavo e Thiago Martinelli; Jumar, Paulinho, Rafael Carioca, Magno e Jeferson; Elton e Rafael Coelho.
Técnico: Vágner Mancini