Três brasileiros do Benfica - David Luiz, Ramires e Luisão - deixaram sua marca nesta terça-feira, na goleada por 4 x 1 sobre o Sporting, e classificaram a equipe para a final da Copa da Liga Portuguesa. O adversário na decisão sai do duelo entre Porto e Académica, que será disputado nesta quarta-feira.
A facilidade do Benfica começou aos seis minutos de jogo, quando o lateral direito João Pereira foi expulso por jogada violenta em Ramires. Dois minutos mais tarde, o marcador já estava inaugurado em Lisboa: o brasileiro David Luiz saltou mais alto que a defesa adversária e cabeceou para o fundo do gol.
Com o placar adverso e a desvantagem numérica também em relação aos homens em campo, bastaram 25 minutos de partida para o técnico Carlos Carvalhal mexer no Sporting. Ele sacou o meio-campista Adrien Silva e pôs em campo o brasileiro Pedro, que tem passagens por grandes times paulistas.
A cautela defensiva não fez efeito. Quatro minutos depois da alteração, o treinador viu Ramires ampliar a vantagem do Benfica em Alvalade. Após cruzamento de César Peixoto pelo lado esquerdo, o volante brasileiro concluiu e contou com desvio em Izmailov antes de a bola tocar a rede do Sporting.
Mas o time da casa também contou com uma ajuda verde-amarela para fazer aquele que seria seu gol de honra. Aos 37 minutos, o atacante brasileiro naturalizado português Liedson avançou pelo meio-campo e, de fora da área, acertou o ângulo direito do goleiro do Benfica, o compatriota Júlio César.
O tento sofrido não abalou o Benfica, que no segundo tempo fechou o placar, com gols de Luisão, aos 23 minutos, e Cardozo, já nos acréscimos da partida. O Sporting teve outra expulsão, mas curiosamente no banco de reservas: o goleiro Tiago, que recebeu dois cartões amarelos por reclamação.