No mesmo dia em que recebeu a notícia da lesão de Dagoberto, o técnico Ricardo Gomes ganhou um 'reforço' para a Copa Libertadores da América. O zagueiro André Luis, que estava suspenso em seis jogos pela Conmebol, teve seu gancho reduzido para três partidas.
"Fizemos um requerimento para a Conmebol pedindo que eles avaliassem a possibilidade de reduzir a pena do Andre, convertendo em pena pecuniária, ou seja, dinheiro. Embora não houvesse um histórico deste tipo de conversão de pena, nosso pedido foi acolhido", explicou o advogado do Tricolor, Roberto Armelin, ao site oficial.
Com isso, André Luis estará fora dos três primeiros jogos do Tricolor na Libertadores, mas estará livre em seguida, pagando uma multa. A pena do jogador se refere a uma confusão da Copa Sul-americana de 2008, quando o zagueiro tirou o cartão amarelo da mão do árbitro chileno Carlos Chandía.
Para a primeira rodada do torneio continental, na noite de quarta-feira, diante do Monterrey, Ricardo Gomes terá três zagueiros à disposição: Xandão, Renato Silva e Miranda. Já Alex Silva, que se recupera de cirurgia no joelho, também será liberado no decorrer da primeira fase da Libertadores.