Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Confiante, Ricardo Mello estreia contra italiano

O Aberto da Costa do Sauípe 2010 começa a ser disputado nesta segunda-feira (8/2) com a participação de um dos seis brasileiros que entraram direto na chave principal. Ricardo Mello enfrenta o italiano Paolo Lorenzi por volta das 21h (horário de Brasília), tentando reviver os seus grandes momentos no torneio.

"Tenho boas lembranças de Sauípe e estou vindo de um bom momento neste início de temporada. Estou com confiança e espero pontuar o máximo que puder para voltar a ficar entre os Top 100", comentou Mello, hoje o 138; na lista da ATP.

Neste ano, Mello foi campeão do Challenger de São Paulo, no Parque Villa-Lobos, chegou nas quartas-de-final do Challenger de Bucaramanga (COL) e, na semana passada, parou nas oitavas-de-final do ATP de Santiago (Chile).

Esta será a sua quinta participação no Aberto e o seu retorno à Costa do Sauípe após dois anos. Em sua melhor campanha, em 2005, chegou à semifinal e só foi barrado pelo espanhol Rafael Nadal, que acabou conquistando o título.

Atual 86; do ranking da ATP, Lorenzi é um adversário desconhecido para Mello. Eles nunca se enfrentaram, mas o brasileiro já tem a sua estratégia. "Ele é o típico jogador de saibro, bom nas trocas de bola, consistente no fundo de quadra e que não vai muito para a rede. Estou preparado para longas trocas de bola e para um piso que está bem lento. Vou precisar ter bastante paciência", explicou.

Outros jogos válidos pela primeira rodada, nesta segunda-feira: Santiago Ventura (ESP) x Daniel Gimeno Traver (ESP); e Simon Greul (GER) x Albert Montañes (ESP).

De todos os jogos a serem realizados na primeira rodada do Aberto, apenas três já aconteceram em outros torneios da ATP. Os espanhóis Santiago Ventura e Daniel Gimeno-Traver enfrentaram-se em Barcelona, em 2008, no saibro, com vitória de Gimeno-Traver por 6/2 6/1. O cabeça-de-chave 2, Albert Montañes (ESP) enfrentou o alemão Simon Greul no Estoril, em Portugal, também no saibro, e levou a melhor por duplo 6/2.

O jogo que mais vezes aconteceu pela ATP envolveu o italiano Potito Starace e o russo Igor Andreev. Eles já se enfrentaram cinco vezes, três vezes no saibro e duas em piso duro, e Andreev leva grande vantagem com quatro vitórias (Valência, 2005; Gstaad, 2007; Roland Garros, 2008; e São Petesburgo, 2009). A única vitória de Starace foi em Doha, 2006.

Confira a programação desta segunda-feira em Sauípe:

Quadra central - a partir de 16h00 (17h00 de Brasília)
- Santiago Ventura (ESP) x Daniel Gimeno-Traver (ESP)
- Simon Greul (GER) x Albert Montañes (ESP)
- Paolo Lorenzi (ITA) x Ricardo Mello (BRA)

Quadra 1 - a partir de 15h00 (16h00 de Brasília)
- Pedro Sousa (POR) x Rogério Dutra Silva (BRA) - final do quali
*Não antes das 18h00 (19h de Brasília) - Victor Hanescu (ROU)/Sevastian Prieto (ARG) x Pablo Cuevas (URU)/Marcel Granollers (ESP)
- Igor Andreev (RUS)/Daniel Gimeno-Traver (ESP) x Fabio Fognini (ITA)/Frederico Gil (POR)

Quadra 2 - a partir de 15h00 (16h00 de Brasília)
- Rui Machado (POR) ou Leonardo Kirche (BRA) x Boris Pashanski (SBR) ou Flavio Cipolla (ITA) - final do quali
- Alberto Martin (ESP) ou Carlos Berlocq (ARG) x Caio Zampieri (BRA) ou Peter Polansky (CAN) - final do quali

Quadra 3 - 15h00 (16h00 de Brasília)
- Pablo Andujar (ESP) x Filippo Volandri (ITA) - final do quali