Em um jogo onde se enfrentavam um time que está invicto no Gauchão e um que ainda não somou um singelo ponto, deu o óbvio. Sem dificuldades, o Inter passou sobre o Avenida por 2 x 1 sobre o Avenida, no Beira-Rio. Porém, a partida pela sétima rodada do Campeonato Gaúcho foi a pior do time de Jorge Fossati no ano.
Diante do pior time da competição, os colorados tentaram resolver tudo nos primeiros minutos. Os gols saíram no terço final da primeira etapa. Primeiro com Taison e depois com Edu, já nos acréscimos.
Na segunda etapa, em marcha lenta, o Inter se desinteressou. O Avenida aproveitou-se. Em cobrança de falta de Emanuel, Lauro levou um frango, mas faltou forças para alcançar o empate e pontuar pela primeira vez.
O resultado garantiu a classificação do Inter às quartas de final. Porém, os colorados seguem dividindo a ponta do Grupo 2 com o São José, ambos com 19 pontos.
Os dois times voltam a jogar somente no sábado de carnaval. A folia colorada será diante do Esportivo, em Bento Gonçalves. Já o Avenida tentará somar os primeiros pontos recebe o Caxias.
O jogo
O Inter não quis dar a mínima possibilidade para que um imprevisto ocorresse no Beira-Rio. Sob um forte calor, mas já sem o sol batendo direto no gramado, o time de Jorge Fossati adiantou a marcação para definir o jogo nos primeiros minutos. Não conseguiu, o esforço precisou ser um pouco maior, mas nada que saísse do natural.
A armação colorada concentrava-se em Giuliano. Pelo meia passavam os principais lances ofensivos da equipe. No mesmo lance, logo aos 4 minutos, Taison chutou em cima do goleiro, na sequência da jogada, Giuliano chutou para nova defesa.
Bruno Silva atuando na ala direita tinha presença no campo ofensivo, chegando a arrematar para fora, em um de seus avanços. Giuliano, em mais duas oportunidades, tentou de longe. Na primeira o arremate saiu desviado. O segundo parou nas mãos de Vandré.
O primeiro gol colorado nasceu da mistura da raça com a técnica. Guiñazu roubou a bola no seu campo, antes do círculo do gramado, avançou até as proximidades da área, quando rolou para Taison marcar, aos 30 minutos. Em seguida, Índio, com dores no joelho, deu lugar a Edu, mudando a tática de Fossati, que passou a atuar com somente dois zagueiros e três jogadores atrás do centroavante Alecsandro.
Tentando sufocar o adversário lá na frente, o Inter acabava por dar espaço nas costas da defesa, sobretudo, nas bolas longas. Em uma delas, Lauro precisou salvar nos pés de Warley. Nos acréscimos, Kleber foi ao fundo pela esquerda, o cruzamento chegou na segunda trave para o desvio de Edu, guardando o seu primeiro no ano.
Diante de um adversário frágil, dono do segundo pior ataque do Gauchão, o Inter tinha a vitória assegurada. Com os três pontos e a classificação para a próxima fase garantida, além do desgastante calor, os colorados diminuíram radicalmente o ritmo. Alecsandro chegou a tentar em chute cruzado, que foi para fora. O melhor lance saiu com Giuliano. O meia quase marcou por cobertura.
O Avenida não desistiu. Warley chegou a desviar bola que bateu nas pernas de Lauro. Porém, aos 28 minutos, o goleiro colorado falhou feio. Feio de mais. Em cobrança de falta de Emanuel, ele foi encaixar o forte chute e tocou a bola para dentro. O lance impacientou a torcida.
O Inter tentou voltar a pressionar, mas não conseguiu imprimir o mesmo volume de jogo. Não precisou, pois o Avenida não tinha mais forças para incomodar.
Outros jogos
Além do Inter, o São José também garantiu classificação à próxima fase. O Zequinha fez um duelo empolgante contra o Novo Hamburgo. A vitória por 3 x 2 foi suada.
O São Luiz goleou o Esportivo. Atuando em casa o Gloriso aplicou um 4 x 1. Apesar dos 17 pontos, a equipe de Ijuí ainda não tem classificação garantida para as quartas de final.
Resultados finalizados do Gauchão:
Universidade 1 x 5 Grêmio
São José 3 x 2 Novo Hamburgo
Inter 2 x 1 Avenida
São Luiz 4 x 1 Esportivo
FICHA TÉCNICA - INTERNACIONAL 2 x 1 AVENIDA
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 7 de fevereiro de 2010, domingo
Renda: R$ 102.205,00
Público: 9.134
Árbitro: Jean Pierre Lima
Assistentes: Jorge Luis Cardoso e Renata Schaeffer
Cartões amarelos: Kleber, Guiñazu, Danilo Silva e Bruno Silva (I). Kiko (A)
Gols: INTERNACIONAL: Taison, aos 30, e Edu, aos 46 minutos do primeiro tempo;
AVENIDA: Emanuel, aos 28 minutos do segundo tempo;
INTERNACIONAL: Lauro; Índio (Edu), Bolívar e Danilo Silva, Bruno Silva, Sandro, Guiñazu, Giuliano (Andrezinho) e Kleber; Taison (Walter) e Alecsandro
Técnico: Jorge Foassti
AVENIDA: Vandré; Bocha, Rudi e Cassol; Barão (Kiko), Diego Martins, Sinval, Fábio Pinho, Emanuel e Alex Goiano (Pierre); Warley (Zé Anderson)
Técnico: Titi