Finalmente o Grêmio não saiu atrás no placar em uma partida válida pelo Campeonato Gaúcho. Sem a pressão da necessidade de uma reação, o Tricolor Gaúcho cumpriu o papel esperado dele. Na noite deste domingo, a equipe do técnico Silas goleou o Universidade pelo placar de 5 x 1, gols de Borges (três), Jonas e George (contra) - Coelho descontou -, e se garantiu na liderança do grupo 1, antes das quartas de final da Taça Fernando Carvalho, primeiro turno do estadual sulista.
O resultado positivo levou o Grêmio aos 14 pontos na competição, acumulando uma vantagem sete em relação ao Novo Hamburgo, segundo colocado do grupo 1. Dessa forma, o Tricolor Gaúcho não poderá mais ser alcançado na ponta da chave, restando uma rodada para encerrar a primeira fase do turno inicial. Por sua vez, a Universidade estacionou nos sete tentos e terminará esta etapa do estadual na lanterna.
Garantido na ponta, o Grêmio direciona suas atenções para a Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, a equipe de Silas vai ao Mato Grosso para enfrentar o Araguaia. Em contrapartida, o Universidade tentará reencontrar o caminho das vitórias diante do Porto Alegre, equipe dirigida pela família do craque Ronaldinho Gaúcho.
Soberano dentro de campo desde o apito inicial, o Grêmio inaugurou o placar logo aos 11 minutos. Jonas descolou um grande passe e deixou Borges na cara do gol. Mostrando oportunismo, o camisa 9 do Tricolor arrematou com força e deslocou o goleiro Espada. O visitante manteve o mesmo ritmo até a primeira parada técnica.
Depois do ;reabastecimento;, o Grêmio aumentou o ritmo ofensivo e chegou ao segundo. O estreante Douglas cobrou falta na medida para Borges tocar para as redes. O ex-atacante do São Paulo seguiu dando trabalho até o final da primeira etapa.
A segunda metade do jogo começou com o Grêmio aumentando ainda mais o massacre. Logo a um minuto, o lateral esquerdo Lúcio fez grande jogada pela esquerda e cruzou para área. Bem posicionado, Jonas aproveitou falha do goleiro e tocou de peito para fazer mais um. Mesmo com os três pontos praticamente garantidos, o Tricolor seguiu agressivo dentro de campo e aproveitando as fragilidades do Universidade.
Aos dez minutos, Douglas levantou falta para área na direção de Jonas. Contudo, George, que acabara de entrar, tocou contra o próprio patrimônio, aumentou a vantagem do Grêmio para 4 x 0.
A única chegada com perigo do Universidade ao gol de Victor serviu de alento para os torcedores da equipe. Em cobrança de falta, aos 28 minutos, Coelho soltou a bomba e superou o goleiro da seleção brasileira. Todavia, o tento do adversário acordou o Tricolor Gaúcho, que sacramentou a vitória aos 36 minutos, e por intermédio de um golaço. Borges carregou, driblou o goleiro Espada e chutou, marcando pela terceira vez no duelo.
FICHA TÉCNICA - UNIVERSIDADE 1 x 5 GRÊMIO
Local: Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas (RS)
Data: 7 de fevereiro de 2010, domingo
Horário: 19 horas (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Gaciba
Assistentes: Alexandre Kleiniche e José Inácio de Souza
Cartões Amarelos: Ferdinando, Maylson e Douglas (Grêmio)
Gols: UNIVERSIDADE: Coelho, aos 28 minutos do segundo tempo; GRÊMIO: Borges, aos 11e aos 36 minutos do primeiro tempo, e aos 36 minutos do segundo tempo, Jonas, a um minuto do segundo tempo, e George (contra), aos dez minutos do segundo tempo
UNIVERSIDADE: Espada; Anderson, Thiago Junio e Marquem; Doriva, Rodolfo (George), Marcos Tora (Coelho), Jé e Léo Dias; Cleiton (Preto) e Leandro Rodrigues
Técnico: Lorival Santos
GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Rafael Marques, Maurício e Lúcio; Fábio Rochemback, Ferdinando (Willian Magrão), Maylson e Douglas (Mithyuê); Jonas (Bergson) e Borges
Técnico: Silas