Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Flamengo precisa vencer Boavista para ser primeiro

Líder do Grupo A da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, o Flamengo depende de um simples triunfo neste domingo, às 19h30 (de Brasília), contra o Boavista, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, para terminar em primeiro lugar na chave. O Rubro-Negro soma 16 pontos, um a mais que o Fluminense, que no mesmo horário vai medir forças com o Olaria.

Após empate por 3 x 3 contra o próprio Olaria, no meio de semana, o Flamengo tenta não perder o embalo para entrar na semifinal com moral em alta. Porém, o time pode encontrar certa dificuldade, uma vez que o Boavista vem fazendo boa campanha. Apesar de ter sido derrotado pelo Fluminense por 3 x 0 na rodada passada, o representante da Região dos Lagos soma dez pontos.

Andrade, técnico do Flamengo, tem conversado com os atletas sobre a importância de um bom resultado neste domingo. Apesar de o primeiro colocado não levar nenhuma vantagem para as semifinais, o treinador não admite a possibilidade de um tropeço.

"Sabia que contra o Olaria as coisas poderiam se complicar, pois a nossa equipe estava vindo de uma grande vitória em um clássico (5 x 3 sobre o Fluminense). Mas diante do Boavista tenho certeza de que as coisas voltarão ao normal. Conseguimos o primeiro objetivo que era a vaga nas semifinais e agora queremos terminar bem esta etapa", disse o técnico Andrade.

O treinador do Flamengo, porém, espera as mesmas dificuldades sentidas contra o Olaria no compromisso deste domingo diante do Boavista. "O Boavista também tem um time bem estruturado e que vai dar trabalho ao Flamengo. Faz uma campanha boa e luta para ser o melhor entre as equipes de menor investimento. Não podemos vacilar", alertou.

O treinador flamenguista terá uma série de desfalques. Ele não poderá contar com os zagueiros David e Ronaldo Angelim, pendurados com dois cartões amarelos, e o volante Toró, expulso diante do Olaria. Além deles, o departamento médico vetou o volante Willians e os atacante Vagner Love Adriano.

Pelo lado do Boavista, o técnico Émerson Ávila acredita que os seus comandados devem encarar essa partida como muito importante, já que o somatório da pontuação dos dois turnos será usada para critérios de desempate e de vagas na Copa do Brasil de 2011 e na Série D do Campeonato Brasileiro deste ano.

"O Boavista trabalha com a possibilidade de conquistar um bom resultado neste domingo, pois queremos acumular o máximo de pontos ao fim desta Taça Guanabara. Sabemos das dificuldades de se enfrentar o Flamengo e não nos iludimos com o fato deste rival estar classificado. Mas vamos procurar fazer a nossa parte", disse o comandante do Boavista.

Émerson Ávila não poderá contar com o zagueiro Santiago e nem com o volante Jougle, ambos expulsos contra o Fluminense. Com isso, Pessanha entra na zaga e Xaves ganha mais uma oportunidade no meio-de-campo.

FICHA TÉCNICA - BOAVISTA X FLAMENGO

Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Data: 7 de fevereiro de 2010 (Domingo)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Maurício Coelho Júnior (RJ)
Assistentes: Francisco de Sousa (RJ) e Rodrigo Correa (RJ)

BOAVISTA: Vinícius; Getúlio, Bruno Costa, Pessanha e Carlos Alberto; Mancuso, Xaves, Paulo Rodrigues e Thiaguinho; Tony e Léo Guerreiro
Técnico: Émerson Ávila

FLAMENGO: Bruno; Léo Moura, Álvaro, Fabrício e Juan; Lenon, Fernando, Kleberson e Vinícius Pacheco; Gil (Dênis Marques) e Mezenga
Técnico: Andrade