Barcelona (Espanha) - O Barcelona provou mais uma vez sua força ao derrotar o Getafe por 2 a 1, neste sábado. Embora fosse favorito pela condição de líder, o time catalão terminou a partida com dois homens a menos - Piqué e Rafa Márquez foram expulsos - e viu o placar ser diminuído apenas no final do segundo tempo.
O resultado confirma a vitória do líder e favorito: o Barcelona conquista a quinta vitória consecutiva, chega a 55 pontos em 21 rodadas e se mantém como o único time ainda invicto no Campeonato Espanhol. Já o Getafe segue com 31 pontos conquistados e vê a sétima colocação ameaçada na rodada.
O argentino Lionel Messi foi de novo o destaque do Barcelona. Além de anotar o primeiro gol da equipe, ainda no início do primeiro tempo, o meia-atacante, eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa na temporada passada, foi quem deu a assistência ao tento marcado por Xavi na segunda etapa do jogo.
A princípio, o atacante Henry não seria relacionado, e o lateral direito Daniel Alves estaria liberado pelo departamento médico. De última hora, no entanto, a relação do Barcelona para o jogo mudou. O brasileiro sentiu um incômodo, dando lugar ao compatriota Maxwell, e o francês virou opção na reserva.
Com apenas cinco minutos de jogo, o time da casa abriu a contagem. O meia atacante argentino Lionel Messi, que já havia assustado o goleiro Codina minutos antes, aproveitou rebote de escanteio cobrado pela esquerda e tocou com classe e efeito no ângulo direito do arqueiro, que nada pôde fazer.
A festa no Camp Nou virou apreensão aos 24 minutos, quando o zagueiro Piqué cometeu uma dura falta e recebeu o cartão vermelho direito, deixando o Barcelona com um jogador a menos em campo durante o restante do jogo. Mas o técnico Josep Guardiola mexeu na formação apenas no segundo tempo.
Foi na segunda etapa também que o Barcelona ampliou a vantagem. Mesmo com a desvantagem de ter perdido um jogador, a equipe azul-grená chegou ao segundo gol aos 21 minutos. Em um rápido contragolpe, Messi carregou a bola até a entrada da área e tocou para Xavi, à frente do goleiro, marcar.
Já nos acréscimos da segunda etapa, Rafa Márquez - que havia entrado em campo no segundo tempo para suprir a lacuna criada por Piqué - cometeu pênalti e também foi expulso de campo. Soldado cobrou e diminui a vantagem no marcador. Mas já não havia mais tempo para o empate no Camp Nou.
Mais cedo, o Valencia aproveitou a fragilidade defensiva do Valladolid, venceu por 2 a 0 e chegou a 42 pontos, na terceira colocação. Os gols da partida, disputada em Mestalla, foram anotados por Banega e David Villa. A equipe da casa só lamentou ter perdido Navarro no começo do jogo, por lesão muscular.