O brasiliense Paulo Thiago volta ao octógono montado no Mandalay Bay Events Center, Las Vegas (EUA), a partir das 2h, na madrugada de amanhã. O soldado do Bope-DF lutará contra o norte-americano Mike Swick. O duelo, o nono dos onze programados, é a penúltima etapa do plano para enfrentar o canadense George St. Pierre pelo título mundial dos meio-médios no Ultimate Fighting Championship (UFC) - maior associação mundial de vale-tudo.
Paulo Thiago treina MMA (sigla de mixed martial arts, artes marciais misturadas) no do-jo da Academia de Tênis, com o mestre Ataíde Júnior, respeitado faixa preta de judô e jiu-jitsu do DF. Assim, é um especialista em luta de chão. Nos últimos meses, porém, passou uma temporada no Rio de Janeiro, afiando o boxe com o campeão mundial peso médio, Anderson Silva.
Em sua última luta no UFC, Paulo Thiago venceu por pontos o desconhecido Jacob Volkmann, um estreante na elite do vale-tudo mundial. Na ocasião, o lutador candango passou pelo constrangimento de "dar as costas" por três vezes para o adversário, erro que nem um faixa branca de jiu-jitsu comete. A nova luta servirá para apagar a má impressão e seguir a trilha de St. Pierre pelo cinturão dos meio-médios. Se vencer, Thiago precisará de mais um triunfo para receber permissão de desafiar o campeão.
Ao contrário do último oponente, Mike Swick não é um mero figurante. A refrega com Paulo Thiago foi escolhida a dedo, para revigorar um ou outro. Só o vencedor sobreviverá no plantel da elite no UFC.
Quem é ele
Nome: Paulo Thiago
Naturalidade: Brasília-DF
Idade: 29 anos
Nascimento: 25/1/1981
Altura: 1,80m
Peso: 77 kg
Categoria: meio-médio
Cartel: 12 vitórias, uma derrota Especialidades: jiu-jitsu, muai-thay
Damian Maia em ação
» A oitava das onze lutas programadas para o 109º UFC também terá um brasileiro: o paulistano Damian Maia, 32 anos, para muitos o melhor jiu-jiteiro em atividade no vale-tudo internacional, enfrenta o norte-americano Dan Miller, 28, especialista em luta olímpica, jiu-jitsu e muai-thay.
Como assistir
UFC 109 - Relentless
A partir das 2h
Na TV, só pay-per-view. Na internet, acesso pago nos sites ufc.com e Yahoo Sports (o evento inteiro custa US$ 49). Detentores de celulares iPhone, da Apple, poderão comprar transmissões ao vivo na loja virtual iTunes.