Nada como algumas vitórias para mudar o clima em um time de futebol. Invicto a três partidas - duas vitórias e um empate -, o último treino do Botafogo-DF antes da partida de hoje, contra o Dom Pedro, às 17h, no Cave, mostrou bem a mudança de humor da equipe. O tradicional jogo de dois toques foi repleto de brincadeiras entre os atletas, com direito a cantoria e provocação dos vencedores. Depois, o elenco fez um trabalho tático em cobranças de escanteio e faltas, antes de encerrar a movimentação.
"O Botafogo ganhou um espírito novo. Não podemos sair do que foi na última partida. Foi uma equipe diferente, brigadora e aguerrida, tem que ser assim", elogia o técnico Marquinhos Bahia, citando o Dom Pedro como um adversário duro na última partida do primeiro turno. "Vai ser um jogo dificílimo. Conhecemos o time deles, mas dentro de casa não podemos deixar de buscar os três pontos", avalia o comandante.
Destaque do time na goleada sobre o Ceilandense, o atacante Zé Carlos participou normalmente das atividades de ontem, mas ainda é dúvida para a partida por causa de uma dor no músculo adutor da coxa. No entanto, o artilheiro da competição diz que o problema não o vai impedir de entrar em campo hoje. "Já está legal. Senti muita dor na última partida, mas já está bem melhor. Estou à disposição e apto para jogar. Só depende da comissão técnica", garante Zé do Gol.
Em relação ao sorriso no rosto dos jogadores, o volante Bruno de Jesus espera que a boa fase tenha chegado para ficar. "A vitória foi boa para o grupo. Quando o resultado vem, aumenta a confiança de todos. Espero que consigamos uma sequência de vitórias agora", afirma. "Voltou a alegria e isso ajuda dentro de campo", completa o atacante Túlio Maravilha.
Artilheiro isolado
Quando o Candangão 2010 começou, os principais candidatos à artilharia da competição vinham fácil na cabeça dos torcedores: Túlio, Dimba, Vanderlei e Edicarlos. Porém, é o outro matador veterano do Botafogo-DF que aparece como homem que mais balançou as redes na competição. Com os três gols marcados contra o Ceilandense, Zé Carlos chegou aos cinco e deixou para trás Edicarlos e Thiago Silva, do Gama, que estão com quatro.
Túlio confirma acerto com River
» Procurado pelo presidente do River do Piauí, o atacante Túlio confirmou que deve defender a equipe ainda este ano. No entanto, o acordo será semelhante ao que o próprio Túlio firmou com o Potiguar Esporte Clube, em janeiro. O artilheiro vai disputar um amistoso - ainda sem data marcada - pelo time nordestino. "Vou fazer um auê por lá, uma festa, mas depois eu volto. Só saio daqui quando fizer o gol 999", promete o atacante falastrão.
Projeto olímpico
» Quem pensa que Túlio pretende parar depois de atingir o tão sonhado gol mil está enganado. O artilheiro das frases de efeito revelou ontem que tem ambições ainda maiores na carreira. "Depois que eu fizer o milésimo no Botafogo, volto para Brasília em busca do gol 1016", revela. Perguntado sobre o motivo da meta, ele emenda. "Será o gol olímpico, em homenagem às Olimpíadas do Rio de Janeiro", dispara.
Vice-líder completa a rodada
» O outro jogo de hoje coloca frente a frente o Ceilândia, segundo colocado do Candangão, e o Brasília, que ocupa a quinta posição e busca uma vitória para figurar entre os quatro primeiros. Os dois se enfrentam às 17h, no Abadião. A esperança de gols do Gato é o veterano Dimba, que já balançou a rede três vezes na competição. Já no Brasília, são vários destaques: Fernandinho, Vágner do Canto e Vinícius se mostraram os mais perigosos, marcando duas vezes cada um até agora.
O adversário
Nas últimas três partidas, o Dom Pedro não perdeu, mas também não venceu. Foram três empates seguidos diante de Gama, Brasília e Ceilândia. Para o técnico José Lopes Risada, a equipe tem mostrado um rendimento melhor a cada rodada. "O time está numa crescente boa", destaca o comandante.