Vice-líder do Campeonato Inglês e embalado após vencer o Arsenal, o Manchester United entra no campo do estádio Old Trafford neste sábado, às 13 horas (de Brasília), diante de um destroçado Portsmouth, com apenas um objetivo: tirar a ponta da competição do Chelsea.
Animado e definitivamente na briga pelo título depois de vencer os Gunners por 3 x 1 em pleno Emirates Stadium, o time comandado por Alex Ferguson está com 53 pontos na classificação, dois atrás do Chelsea - que só entra em campo no domingo, curiosamente contra o Arsenal - e pode dormir na liderança do Campeonato Inglês.
Além disso, o adversário do United não promete causar muito perigo. Além da classificação medíocre no torneio, no qual é lanterna com apenas 15 pontos em 23 rodadas, o Portsmouth vive grave crise financeira e foi recém comprado por Balram Chinrai e tem seu 4º dono na temporada.
Sem se importar com a situação do rival ou mesmo com a cotação das casas de aposta europeias (1-16 para o Manchester), os Devils podem ter a volta de Nemanja Vidic, recuperado de lesão. No entanto, seu companheiro de defesa Rio Ferdinand, agora capitão da seleção inglesa, está de fora, ainda suspenso.
Liverpool faz dérbi da cidade
Um pouco mais cedo no sábado, às 10h45 (de Brasília), o estádio de Anfield Road será palco do clássico da terra dos Beatles, entre Liverpool e Everton. Ainda com uma temporada abaixo das expectativas, os Reds querem uma motivação local no dérbi.
"Quem é daqui sabe o quanto significa esta partida contra o Everton, e isso pode servir de inspiração para os estrangeiros", afirmou o técnico espanhol Rafa Benítez. "Esse é um jogo especial, é sempre muito difícil e apaixonado. É sempre importante vencer, ainda mais no dérbi", completou o comandante do Liverpool, que deve ter o retorno do zagueiro Martin Skrtel que, embora com dores, pediu para jogar.
Para manter a liderança, Chelsea faz clássico contra o Arsenal - Se o Manchester United pode roubar a ponta do Campeonato Inglês neste sábado, o Chelsea fará de tudo para que os Devils não fiquem nem mesmo mais de um dia com o gostinho da liderança. Mas, para garantir a primeira colocação independente de qualquer outro resultado, os Blues terão pela frente um Arsenal tentando reagir na luta pelo título.
O palco do clássico de Londres, neste domingo, às 14 horas (de Brasília) será o estádio Stamford Bridge, casa do Chelsea, onde os holofotes estarão virados para o zagueiro John Terry, que perdeu a faixa de capitão da seleção inglesa após um escândalo sexual com a ex-mulher de Wayne Bridge, seu companheiro no English Team.
No entanto, apesar desta turbulência em seu elenco, o panorama está muito bom para os comandados de Carlo Ancelotti, que venceram o Arsenal, atual 3º colocado do Inglês com 49 pontos, por 3 a 0 no Emirates pelo primeiro turno do Campeonato Inglês. "Temos uma boa oportunidade, no domingo, para colocar o Arsenal em distância da nossa posição. Então, nem fiquei desapontado com o empate contra o Hull. Não jogamos o nosso melhor no jogo, mas isso pode acontecer", disse Ancellotti, que não poderá contar com Belletti.
Além disso, os Gunners estão abalados pelo resultado da última rodada do torneio, onde foram derrotados por 3 x 0 pelo Manchester United, complicando-se na briga pelo título. Ainda assim, Arsène Wenger mantém as esperanças. "Ainda estamos numa posição muito boa. O resultado de domingo terá sua importância, mas, não importa o que aconteça, lutaremos até o último segundo da temporada, pois pode-se ver que todos os clubes perdem pontos", afirmou o francês, que não deve ter o brasileiro naturalizado croata Eduardo e o meia Diaby.
Confira os jogos da 25ª rodada do Campeonato Inglês:
Sábado, 6 de fevereiro de 2010
10:45 Liverpool x Everton
13:00 Burnley x West Ham
13:00 Manchester United x Portsmouth
13:00 Stoke City x Blackburn
13:00 Hull City x Manchester City
13:00 Sunderland x Wigan
13:00 Bolton x Fulham
15:30 Tottenham x Aston Villa
Domingo, 7 de fevereiro de 2010
11:30 Birmingham x Wolverhampton
14:00 Chelsea x Arsenal