A Federação Nigeriana de Futebol (NFF) anunciou nesta sexta-feira a demissão do técnico da seleção nacional, Shaibu Amodu. Os dirigentes da entidade aproveitaram para divulgar uma lista de possíveis nomes para comandar as Super Águias na Copa do Mundo da África do Sul. O treinador já estava sob pressão desde o decepcionante terceiro lugar conquistado na Copa Africana de Nações.
Buscando ocupar a vaga a curto prazo, os nigerianos têm nomes de expressão mundial em sua lista de possíveis técnicos: além do holandês Guus Hiddink, treinador da Rússia, estuda-se também a possível contratação de Louis Van Gaal, atual comandante do Bayern de Munique. Entre os menos badalados, estão o sérvio Ratomir Djukovic., ex-técnico de Gana, o inglês Peter Taylor, ex-treinador interino da Inglaterra e o francês Bruno Metsu.
Amodu e sua comissão técnica treinarão agora o segundo time da Nigéria, que está se preparando para o Campeonato Africano de Nações de 2011, voltado apenas para jogadores africanos que atuam em suas respectivas ligas. Apesar de ter garantido a classificação para o Mundial em novembro de 2009, Amodu foi muito criticado pela imprensa e pelos torcedores. Ele havia sido técnico da Nigéria também na Copa de 2002, na Coreia do Sul e no Japão.
Os nigerianos tem um compromisso difícil na estreia da Copa do Mundo deste ano. Encaram a Argentina, de Diego Armando Maradona, no dia 12 de junho, em Johanesburgo. Sorteada para o grupo B, a Nigéria também encara a Coreia do Sul e a Grécia para brigar por uma vaga nas oitavas de final.