Primeiro brasileiro convocado para atuar com a camisa de Portugal, o meio-campista Deco anunciou nesta quinta-feira (4/2) que sua trajetória na seleção será encerrada após a Copa do Mundo de 2010. Adversário de Brasil, Costa do Marfim e Coreia do Norte, os lusitanos estreiam diante dos Elefantes Africanos no dia 15 de junho, às 11h (de Brasília), na cidade de Port Elizabeth.
"Encerro o meu ciclo em Portugal no fim do Mundial. Pela minha idade e porque é cansativo. Despeço-me da seleção depois do Mundial. A responsabilidade é sempre grande", revelou Deco, em entrevista concedida à Rádio Globo.
Quarto lugar no Mundial de 2006, na Alemanha, o meio-campista mostrou confiança na participação portuguesa na Copa do Mundo da África do Sul. Segundo análise de Deco, os lusos possuem uma equipe tão capacitada de chegar à decisão quanto o time da última edição do maior torneio de futebol do planeta.
"Para mim, a seleção de 2006 tinha mais experiência, enquanto esta tem jogadores mais jovens. Na questão técnica, as duas são parecidas", opinou Deco, antes de externar as diferenças nos trabalhos de Luiz Felipe Scolari, antigo técnico, e Carlos Queiroz.
"Scolari é mais emoção e união do grupo, Queiroz é mais teórico e gosta da táctica", completou o jogador do Chelsea, que prometeu voltar ao futebol brasileiro ao final da temporada europeia.