O Botafogo encara o Madureira às 19h30 (de Brasília) desta quinta-feira, no Maracanã, em jogo válido pela penúltima rodada da Taça Guanabara. As duas equipes dividem a segunda colocação com 12 pontos conquistados, e o vencedor desta partida ficará bem perto da vaga nas semifinais do turno.
Como o Madureira tem vantagem no saldo de gols (3 contra -1), um empate poderia ser considerado um bom resultado - no entanto, a equipe teria que bater o Vasco na última partida.
Porém, no histórico de confrontos decisivos entre as duas equipes, o Botafogo sempre levou vantagem. Foi assim na decisão da Taça Cidade Maravilhosa de 1996, quando venceu por 3 x 0. Mais recentemente, na final do Estadual de 2006, o Glorioso venceu os dois confrontos decisivos, por 2 x 0 e 3 x 1.
"Cada jogo tem a sua história e por isso mesmo precisamos pensar apenas neste confronto desta quinta-feira", comentou o técnico botafoguense, Joel Santana. "Será um jogo decisivo, o Madureira tem um bom time e vem fazendo boa campanha. A atenção precisa ser redobrada", acrescentou.
O treinador vai promover o retorno dos volantes Leandro Guerreiro e Fahel, que estavam suspensos - o zagueiro Wellington foi barrado por conta da volta de Fahel, que atuará recuado. Também estão confirmados para enfrentar o Madureira o lateral direito Alessandro e os meias Eduardo e Lucio Flavio.
O Madureira terá a mesma base que derrotou o Macaé. No entanto, o técnico Carlos Roy não terá à disposição o lateral esquerdo Nill, suspenso por ter sido expulso na rodada passada, que dará lugar a Baiano. "O Madureira também conta com jogadores rodados e estamos prontos", apontou o comandante.
FICHA TÉCNICA - MADUREIRA X BOTAFOGO
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 4 de fevereiro de 2010 (quinta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Assistentes: Eduardo de Souza Couto e Silbert Sisquim
MADUREIRA: Renan; Valdir, Edinho, Leandro e Baiano; Rodrigo, Wagner, Bruno e Alex Oliveira; Eberson e Marcelo Ramos
Técnico: Antônio Carlos Roy
BOTAFOGO: Jefferson; Antônio Carlos, Fahel e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Eduardo, L2ucio Flavio e Marcelo Cordeiro; Herrera e Loco Abreu
Técnico: Joel Santana