Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Fora de casa, Santos tenta manter embalo contra o Santo André

Após conquistar duas vitórias consecutivas, o Santos busca manter a boa sequência neste começo de Campeonato Paulista, para se manter entre os líderes da competição. E para isto, o Peixe terá que superar o Santo André, seu adversário desta quinta-feira, a partir das 21 horas (horário de Brasília), no Estádio Bruno José Daniel.

Segundo colocado do Paulistão, com dez pontos ganhos, os santistas esperam um jogo difícil contra o Ramalhão, quarto colocado, com nove pontos. E por entender que essa partida é uma espécie de confronto direto, o técnico Dorival Júnior resolveu mexer na formação da equipe, que vinha atuando no Paulistão.

Como o zagueiro Bruno Rodrigo recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Oeste, no último sábado, e terá que cumprir suspensão automática, o treinador irá promover a estreia de Edu Dracena na temporada. Durval segue mantido na zaga.

A outra mudança altera a estrutura tática do time. O meia Marquinhos deixa a equipe para a entrada do volante Arouca. Desta forma, o Alvinegro Praiano volta a atuar com dois volantes de ofício (Rodrigo Mancha e Arouca), enquanto Wesley sai da função de segundo volante, voltando à meia, ao lado de Paulo Henrique.

Desta forma, Dorival acredita que o time ficará mais equilibrado para o duelo com o Santo André. "Esse é um jogo que será um pouco mais disputado do que os outros. Além disso, estamos prevendo que o campo pode estar encharcado no dia, o que faz com que a disputa seja mais constante. Por isso, iremos colocar uma equipe com uma pegada maior no meio-campo", comentou.

Na opinião do técnico alvinegro, a partida será vencida por aquele que mostrar mais determinação durante os 90 minutos. "Com essa formação, nós abrimos mão da possibilidade de contar com um meia ofensivo a mais. Em compensação, vamos ter um time mais de briga. E precisamos estar fortes nesse aspecto, pois a posse de bola pode fazer a diferença. Temos que ter determinação, vontade e pegada", ponderou Dorival Júnior, que terá o meia Giovanni à sua disposição, como opção no banco de reservas.

Já o atacante Robinho, contratado por empréstimo junto ao Manchster City ( Inglaterra), ainda está passando por um período de aperfeiçoamento de seu condicionamento físico, antes de reestrear com a camisa do Santos.

Do outro lado, o Santo André também espera manter a boa fase que vive no Estadual e ultrapassar o Peixe, na tabela de classificação. Como o Alvinegro Praiano ocupa a vice-liderança do torneio, com um ponto a mais que os andreenses, o embate pode alterar as posições na parte de cima da tabela.

Por este motivo, o Ramalhão tem estudado bastante os santistas, procurando neutralizar os pontos fortes de seu oponente. "Já assistimos a alguns jogos do Santos e sabemos onde temos mais facilidade e mais dificuldade de encontrar espaço", disse o meia Bruno César.

Mas não é apenas o time do Peixe que está preocupando o técnico Sérgio Soares. Sem poder contar com o zagueiro Cesinha (expulso contra o Ituano) e o volante Alê (terceiro amarelo). Marcelo e Ricardo Conceição serão seus substitutos, respectivamente. No ataque, Pio será escalado.

FICHA TÉCNICA - SANTO ANDRÉ X SANTOS

Local: Estádio Bruno José Daniel, em Santo André (SP)
Data: 4 de fevereiro de 2010, quarta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes Filho
Assistentes: Luis Alexandre Nilsen e Daniel Paulo Ziolli

SANTO ANDRÉ: Júlio César; Rômulo, Marcel, Toninho e Carlinhos; Ricardo Conceição, Gil, Júnior Urso e Bruno César; Rodriguinho e Pio.
Técnico: Sérgio Soares

SANTOS: Felipe; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Rodrigo Mancha, Arouca, Wesley e Paulo Henrique; Neymar e André
Técnico: Dorival Júnior