Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Fla tropeça no Olaria no Maracanã, mas vai à semifinal

O Flamengo perdeu seu primeiro ponto na Taça Guanabara, que corresponde ao primeiro turno do Campeonato Carioca, ao empatar com o Olaria por 3 x 3, em partida disputada na noite desta quarta-feira, no Maracanã.

Com o resultado, o time rubro-negro chegou aos 16 pontos no Grupo A e garantiu a vaga para as semifinais. O Olaria chegou a 11 pontos e ainda mantém a esperança de ficar com a segunda vaga do grupo.

O resultado decepcionou a torcida rubro-negra que estava embalada pela virada sobre o Flu no último domingo, mas recompensou a bravura do Olaria que jogou de igual para igual desde o primeiro minuto de partida. O time da Rua Bariri ainda desperdiçou uma penalidade máxima no segundo tempo.

Na próxima rodada, o Flamengo enfrentará o Boavista enquanto o Olaria vai encarar o Fluminense.

O jogo

O Olaria começou a partida sem demonstrar temor pela força do adversário e logo no primeiro minuto Aleilson entrou na área e chutou, obrigando o zagueiro Ronaldo Angelim a esticar a perna para desviar a bola para escanteio, impedindo o primeiro gol do time da rua Bariri. Aos quatro minutos, o Olaria abriu o marcador em chute de Cacá de longa distância, que pegou o goleiro Bruno desprevenido.

Na saída de bola, o Flamengo empatou. Juan cruzou da esquerda e Adriano, de cabeça, deixou tudo igual no placar.

Animado com o empate, o time rubro-negro continuou no ataque e aos sete, Vinicius Pacheco chutou com violência e a bola passou muito perto da trave do Olaria. A equipe comandada por Dé não se amedrontou e a partida ficou aberta com as duas equipes buscando o gol. Com mais volume de jogo, o Flamengo criava mais situações de gol, como aconteceu aos 17 minutos, quando Juan tentou cavar um pênalti ao ser desarmado na grande área pelo lateral Ivan.

Aos 18 minutos, a torcida do Flamengo tomou grande susto, quando Araruama chutou cruzado e quase sem ângulo. A bola passou por baixo das pernas do goleiro Bruno que conseguiu se recuperar antes que a bola entrasse.

O Flamengo deu a resposta aos 23 minutos em chute de Adriano, que recebeu bom passe de Vinicius Pacheco, driblou Thiago, mas chutou em cima do goleiro Ângelo. O Olaria continuava sem se intimidar e aos 24, criou nova oportunidade em chute de Amarildo, que Kléberson salvou, mandando para escanteio. Aos 30 o Flamengo voltou a pedir pênalti, quando Leonardo Moura cruzou e a bola bateu no braço de Ivan, mas o árbitro considerou o lance normal. O Olaria continuou jogando em velocidade e voltou a incomodar aos 34 em chute de Walter que passou bem perto do travessão de Bruno. Aos 39, Aleilson bateu de virada, mas a bola saiu.

No último lance importante do primeiro tempo, Kléberson cruzou e Adriano pegou de voleio mas a bola encobriu a trave.

O Flamengo voltou com o chileno Fierro no lugar de Fernando e logo aos dois minutos Adriano teve a chance de desempatar, ao cabecear com perigo depois de cobrança de escanteio. Mas aos seis minutos, o Olaria perdeu uma grande chance para desempatar. Aleilson foi derrubado por David na área. Cacá cobrou e Bruno defendeu no canto direito.

Aos 11 minutos, o time comandado por Andrade desempatou. Leonardo Moura cobrou escanteio e Vágner Love, embolado com os zagueiros, acabou desviando a bola para as redes. Os dois golpes seguidos não desanimaram o Olaria que seguiu jogando com muita determinação e chegou ao empate aos 14 minutos, quando Araruama recebeu na esquerda e chutou. Bruno saltou atrasado e viu a bola morrer dentro das redes.

Aos 17 minutos, o Olaria passou à frente do placar. Toró derrubou Aleilson dentro da área, recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Cacá se apresentou outra vez para a cobrança e não falhou, colocando a bola no canto direito de Bruno.

Com um jogador a menos, o Flamengo viveu momentos de desacerto na partida, errando muitos passes e recebendo vaias da pequena torcida presente ao Maracanã. Andrade tirou Leonardo Moura que não estava acertando nada e colocou Everton Silva, mas os cruzamentos dos laterais continuaram sendo bloqueados pelos zagueiros do Olaria que não davam espaço para Adriano e Vagner Love.

Aos 37 minutos, o Flamengo chegou novamente ao empate com Vagner Love cabeceando um cruzamento de Juan. Logo depois o Olaria teve o zagueiro Thiago expulso depois de receber o segundo cartão amarelo.

O Flamengo partiu com tudo para o ataque e Angelim teve a chance de desempatar, mas seu chute bateu no zagueiro do Olaria e saiu. Nos acréscimos a equipe rubro-negra intensificou sua pressão, mas o Olaria resistiu bravamente e conseguiu o empate.

FICHA TÉCNICA - FLAMENGO 3 x 3 OLARIA

Local: Estádio Mário Filho (Maracanã), no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 03 de fevereiro de 2010, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva
Assistentes: Vagner Santos e Jacques Massarra
Cartões Amarelos: Toró, David e Ronaldo Angelim (Flamengo); Diego e William (Olaria)
Cartões Vermelhos: Toró (Flamengo); Thiago(Olaria)
Gols: FLAMENGO: Adriano, aos cinco minutos do primeiro tempo; Vagner Love, aos 11 e 37 minutos do segundo tempo
OLARIA: Cacá, aos quatro minutos do primeiro tempo e 19 minutos do segundo tempo; Araruama, aos 14 minutos do segundo tempo

FLAMENGO: Bruno; Leonardo Moura (Everton Silva), David, Ronaldo Angelim e Juan (Michael); Toró, Kléberson, Fernando (Fierro) e Vinicius Pacheco; Adriano e Vagner Love
Técnico: Andrade

OLARIA: Ângelo; Ivan, Diego, Thiago e Amarildo; David, Romário, Araruama e Waldir (William); Aleílson e Cacá (Rafael)
Técnico: