Se fosse na Inglaterra, o jogo seria no horário do tradicional chá das 17h. Mas, como será no Estádio Olímpico, o Grêmio enfrentará o São Luiz em um horário de um calor sufocante. Ainda tentando conquistar a confiança do torcedor, o Tricolor irá enfrentar uma sensação térmica que beira os 45 graus além de um dos invictos do Campeonato Gaúcho. Na verdade, o time de Ijuí é o dono da melhor campanha da competição até aqui. Uma tarefa dupla.
Na sexta rodada, Silas será obrigado a colocar em campo a sua sexta escalação diferente. Desta vez o motivo é a séria lesão sofrida por Souza. O meia ficará seis meses sem poder atuar. Sua vaga será preenchida por Hugo. Evitando improvisações, o restante do time será o mesmo da derrota para o Inter, no domingo.
Os quatro invictos até aqui são todos do Grupo 2, o dos colorados. O São Luiz será a terceira equipe que ainda não perdeu que o Grêmio enfrentará. Em casa contra o Veranópolis, os gremistas precisaram correr demais para empatar por 1 x 1. No Gre-Nal, derrota por 1 x 0. O São José é o quarto elemento sem derrotas no torneio.
"Vamos jogar contra um time forte. Já enfrentamos o Veranópolis aqui, que é outro time forte. O Gauchão não é simples como muita gente pensa", analisou Silas.
Apesar de ser líder do Grupo 1, com 10 pontos, o Grêmio possui algumas preocupações. A ponta da tabela é garantida por uma chave fraca, que na rodada passada não conquistou nenhum ponto contra os adversários do outro grupo. A pontuação gremista não colocaria o time de Silas entre os quatro primeiros da chave do Inter. Mesmo assim, o treinador mantém a calma em seu discurso.
Se o técnico fosse uma daqueles loucos que de alturas elevadas se equilibra em um fio, seu fim seria se espatifar no chão. Apesar de três vitórias, um empate e uma derrota, o equilíbrio não se fez presente em nenhuma das atuações do time. Quando foi ofensivo, a defesa ficou exposta. Quando tentou "arrumar a cozinha", expressão utilizada pelo próprio Silas, o ataque isolou-se e não foi às redes.
Esse problema ainda não foi enfrentado pelo São Luiz. O Glorioso possui o segundo melhor ataque da competição e a melhor defesa, tendo sofrido somente dois gols. Antes de começar o Estadual, o time não era bem cotado. Agora mostra-se sólido.
"É uma campanha excelente. A equipe está muito equilibrada e isso me satisfaz, mas vamos continuar trabalhando da mesma maneira para atingir os nossos objetivos", comentou o técnico Beto Campos.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO x SÃO LUIZ
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 3 de fevereiro de 2009, quarta-feira
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Fabrício Corrêa
Assistentes: Vilmar Burini e Tatiana Freitas
GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Rafael Marques e Maurício; Joílson, Adilson, Ferdinando, Hugo e Lúcio; Borges e Jonas
Técnico: Silas
SÃO LUIZ: Oliveira; Fernando, Marcelo, Bronzatti e Wanderson; Xaro, Rudiero, Fronsa e Jean; Luciano Fonseca e Eraldo
Técnico: Beto Campos