Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Valtinho faz ótima partida e Universo vence o Flamengo

No dia em que completou 33 anos, armador brilha e é fundamental na vitória da equipe candanga sobre o Flamengo, no Rio de Janeiro, que ampliou a vantagem dos candangos na liderança do NBB

O primeiro turno da edição 2009/2010 do NBB chegou ao fim com a rodada de ontem, a 14; da competição. E, para o Universo, a última partida da primeira fase serviu para coroar uma campanha quase perfeita. Mais que isso, o time entrará no segundo turno com a moral elevada e com uma ampla vantagem em relação a seus concorrentes diretos pelo título.

Como qualquer torcedor do Universo sabe, se tem um time que nos últimos dois anos se tornou uma pedra no tênis dos atletas da equipe candanga, esse rival é o Flamengo. Mas ontem, jogando na casa dos arqui-inimigos, a Arena HSBC, na Barra da Tijuca, os comandados do técnico Lula Ferreira confirmaram a condição de melhor elenco do país na atualidade e derrotaram os rubro-negros por 81 x 73.

Com a vitória, o Universo isolou-se ainda mais no topo da tabela, com 12 vitórias e apenas uma derrota, para o Joinville, na última partida de 2009. Os três concorrentes abaixo dos brasilienses na classificação ; Minas, Joinville e Flamengo ; têm quatro derrotas. Para melhorar, como o representante da capital jogou com todos os três fora de casa na primeira fase, no returno o Universo os enfrentará em Brasília.

Maestro do triunfo do Universo, o armador Valtinho foi o grande destaque da partida. Ele marcou 19 pontos (dois a menos que os cestinhas Guilherme Giovannoni e Marcelinho, do Flamengo) e ainda contabilizou oito rebotes, três assistências e duas recuperações. Valtinho completou ontem 33 anos e vibrou com o ótimo resultado de sua equipe. ;O terceiro quarto foi decisivo. Fazer o Flamengo marcar apenas oito pontos deu uma desestruturada neles e conseguimos abrir uma boa vantagem e administrar no último quarto;, analisou. ;Foi um bom presente. Todo mundo contribuiu e o melhor agora vai ser chegar em casa e comemorar o aniversário com a família;, continuou o armador.

Quem também brilhou foi o ala do Universo Arthur, com cestas decisivas de três pontos nos últimos dois quartos. ;Jogamos com um time que estava brigando diretamente com a gente e foi uma vitória importante, que nos dá tranquilidade para jogar o segundo turno e tentar fechar a fase de classificação em primeiro;, ressaltou.

O Universo comemorou o aniversário de Valtinho e a vitória em uma churrascaria na Barra. Depois, no fim da tarde, o grupo retornou a Brasília. Os jogadores folgam hoje e retomam os treinos amanhã pela manhã, visando o confronto com o Pinheiros, sexta-feira, no Ginásio da Asceb (904 Sul).




Próximo jogo

Universo x Paulistano
Sexta-feira ; 20h
Local: Ginásio da Asceb (904 Sul)


A campanha do Universo

Pinheiros 92 x 98 Universo
Paulistano 67 x 75 Universo
Universo 88 x 80 Franca (15/11)
Universo 96 x 75 Araraquara (22/11)
Bauru 75 x 81 Universo
Assis 84 x 91 Universo
Pitágoras/Minas 89 x 91 Universo
Londrina 83 x 98 Universo (jogo adiantado da 12; rodada)
Joinville 99 x 76 Universo (jogo adiantado da 11; rodada)
Universo 88 x 75 Cetaf (ES)
Universo 96 x 85 Saldanha da Gama (ES)
Universo 85 x 64 São José (SP)
Flamengo 71 x 81 Universo


É só fazer o dever de casa

O técnico Lula Ferreira, que só chega em Brasília hoje, pois ficou no Rio para visitar a filha, declarou que o momento do Universo no NBB é muito bom, só que isso não garante nada. Ele lembrou que o time ainda fará 13 partidas na fase de classificação, mas disse que as condições são muito favoráveis. ;Desses 13 jogos, faremos oito em casa e cinco fora. Ou seja: temos que caprichar na regra básica que é não perder em casa. Se fizermos isso, temos boas chances de terminar em primeiro;, declarou o técnico.

De fato, como enfrentou seus principais rivais fora de casa, se vencer o Minas, o Joinville e o Flamengo em Brasília e não tropeçar em nenhum outro adversário na capital, o Universo tem tudo para terminar o returno no topo. Afinal, os cinco jogos que fará fora são contra Cetaf (ES), Saldanha da Gama (ES), Araraquara (SP), Franca (SP) e São José (SP), rivais que o Universo venceu sem problemas no primeiro turno.