Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Depois de bater o Brasil, Chile derrota a Argentina e leva o título inédito da Copa Latina

No feminino, Gama faz bonito e fica com o segundo lugar da Copa do Brasil

Enviado Especial

Rio Quente (GO) ; Graças ao Chile, o Brasil não conquistou o oitavo título consecutivo da Copa Latina de Beach Soccer, na arena montada no complexo do Rio Quente Resorts, em Rio Quente (GO). Vice-campeões em 2009, os chilenos surpreenderam ao vencer brasileiros e argentinos e conquistar o título inédito da competição. O jogo que definiu o feito histórico foi contra os hermanos, ontem, e terminou com o placar de 3 x 2 para o time vermelho.

Além do troféu e das medalhas, o Chile também se destacou nas premiações individuais. Sanhueza foi eleito o melhor jogador da competição, enquanto o goleiro Gonzalo Mall (1) foi a revelação e o melhor atleta em sua posição, superando o brasileiro Mão, número 1 do mundo. ;Já era um sonho conhecer os melhores do mundo, vencê-los, então, foi um sonho ainda maior;, comemorou Mall. Já Sanhueza destacou a dificuldade e a importância da conquista. ;É o primeiro título do Chile. Não temos ligas nem competições e para o país não é algo relevante, infelizmente, mas estou muito feliz;, destacou o jogador.

Espera
Curiosamente, o título chileno só foi confirmado depois que o Brasil derrotou o Uruguai ; que levaria o caneco em caso de vitória ; por 7 x 2, na partida final da Copa Latina. Mesmo fora do lugar mais alto do pódio, o técnico Alexandre Soares ; que atingiu a 100; vitória à frente da Seleção Brasileira ; considerou a partida importante. E ele aproveitou para ressaltar o mérito do adversário e falar sobre os erros da equipe, que se prepara agora para as Eliminatórias da Copa do Mundo. ;Foi um resultado normal. Temos que parabenizar o Chile. Na nossa equipe faltou vibração na partida contra eles, coisa que tivemos hoje (contra o Uruguai);, afirmou o técnico, referindo-se à partida de sábado, onde os chilenos venceram por 11 x 8.

O próximo compromisso do time verde-amarelo está marcado para 15 de fevereiro, na Costa do Sauípe, contra a Suíça, atual vice-campeã mundial.

1 - Jovem destaque
Aos 18 anos, o goleiro do Chile fechou o gol contra Brasil e Argentina e foi eleito o melhor arqueiro da competição. Feliz com o resultado, o jogador contou que é atleta das categorias de base da Universidad do Chile e deve voltar para o clube mesmo depois da conquista inédita na areia. Ele alega que o esporte é pouco reconhecido no país e tem pouca atenção da imprensa local e da população.


VONTADE DE CONTINUAR
Campeã com o Corinthians ontem, a experiente Roseli, prata em Atenas-2004 com a Seleção Brasileira de futebol de campo, gostou do desafio de atuar na areia e diz que até aceitaria jogar, caso fosse convocada para a Seleção. ;É um desafio diferente. Estava de férias quando me chamaram para jogar. Vim sem treinar, mas deu tudo certo. Se houvesse o convite, aceitaria mais este desafio, sim;, afirmou Roseli.

*O repórter viajou a convite da organização do evento


Classificação final

Copa Latina
1. Chile
2. Brasil
3. Argentina
4. Uruguai

Copa do Brasil
1. Corinthians
2. Gama
3. Botafogo
4. Goiás


Um vice muito comemorado

O Gama até tinha chance de ser campeão, mas o segundo lugar foi bastante comemorado pelas meninas de Brasília, que venceram o Goiás por 5 x 4, na prorrogação, e só ficaram atrás do Corinthians, que passou pelo Botafogo nos pênaltis após empate por 3 x 3 e faturou o título da Copa do Brasil. Estreantes na areia, as próprias jogadoras revelaram que não esperavam um resultado tão bom.

;Nós lutamos para isso, mas foi bem melhor do que esperávamos. Nosso time é jovem, mas experiente e com meninas habilidosas;, destacou Taynah. Ela ainda conta que gostou da experiência e pode até continuar na areia. ;Se tiver uma oportunidade, patrocínio, apoio, eu topo sim. E essa Copa do Brasil foi importante, já ajudou muito para conhecerem o esporte.;

Destaque individual do campeonato, Fernandinha foi eleita a revelação e ainda terminou como artilheira da competição, com cinco gols marcados. ;Foi um prêmio pelo meu esforço;, resumiu a jogadora, que ao contrário de Taynah, não ficou surpresa com o vice-campeonato. ;Nós treinamos bem e tínhamos certeza que íamos ficar em uma boa posição.;

Uma esperança para as meninas veio do presidente do Gama, Paulo Goyaz. O dirigente assistiu à competição e revelou ao Correio que vai levar ao conselho do clube a proposta de formar uma equipe fixa. ;É um esporte interessante e elas tinham tudo para ter sido campeãs. Estou feliz com o resultado;, adiantou Goyaz.