Enviada Especial
Luiz Correia (PI) ; Depois de quatro dias de muita adrenalina, trilhas, asfalto, poeira, barro e calor, a 23; edição do Cerapió teve fim na noite de sábado. Na festa de premiação, no SESC Praia, em Luiz Correia, no litoral do Piauí, os cinco melhores de cada categoria receberam um troféu como premiação, com os favoritos confirmando o título na maioria da categorias.
No VeloCerapió, o navegador cearense Solon Mendes garantiu, ao lado do piloto Cléber Rodrigues, sua 12; vitória na competição, desta vez na categoria protótipos. Mas também houve surpresas. Na prova de regularidade de carros 4x4, os estreantes mineiros Wander de Almeida Filho e Wagner Antônio de Paula acabaram desbancando os campeões de 2009, Hilney Campos e Jonathas Carvalho. Já nas bikes, os brasilienses fizeram bonito. Dos cinco participantes vindos da cidade, quatro subiram ao pódio, inclusive Aílton José dos Santos, campeão na categoria Over 50.
Com apenas 13 carros no grid de largada deste ano, o VeloCerapió manteve a tradição de vitória dos mais experientes, exceto na categoria Super Production, na qual os baianos Alberto Castro e Vinícius Castro, que faziam a segunda participação no campeonato, ficaram com o lugar mais alto do pódio. ;O segredo foi ter baixado a calibragem dos pneus e ter usado os mais velhos, que andam melhor na areia;, revelou o piloto Alberto Castro, que há cinco anos corre com o filho Vinícius, 24 anos.
Presente em todas as 23 edições do Cerapió/Piocerá, em motos e carros, o navegador Solon Mendes garantiu sua 12; vitória na competição. ;Não me canso de ganhar, nem de participar. Por mais da metade da minha vida estive competindo e até quando puder, estarei. Só não comparecerei quando realizar meu sonho, que é correr no Rally Dakar;, declarou.
A comemoração antecipada dos cearenses Armando Bispo e Robledo Nicoletti pelo tricampeonato, no início da tarde de sábado, último dia de prova, se confirmou na entrega da premiação. ;Nos três primeiros dias conseguimos fazer excelentes provas. No sábado, foi só administrar;, afirmou o piloto tricampeão.
*A repórter viajou a convite da organização do evento
Estreantes vão ao pódio
Os mineiros Wander de Almeida Filho e Wagner Antônio de Paula chegaram em Fortaleza, na última terça-feira, sem saber muito bem como seria o Cerapió. Afinal, era a primeira vez que a dupla mineira participava da competição. Ao final, o resultado foi melhor do que o esperado. Com o troféu de 1; lugar nas mãos, os competidores comemoraram a vitória. ;Nunca tínhamos tido a oportunidade de vir, mas este ano deu certo. A prova foi muito boa e os lugares que passamos são muito bonitos. Mas, em minha opinião, a prova poderia ter sido mais técnica, para o desafio ser maior. Demos um passeio;, declarou o navegador Wagner, que corre em ralis há 14 anos. Mal terminou a edição 2010, a dupla já pensa em conquistar o bicampeonato no ano que vem. ;Já demos uma apertada na organização para eles melhorarem o nível técnico. Ano que vem participaremos de novo, em busca do bi;, afirmou o corretor de seguros Wander Filho.
Força no pedal e troféu na mão
O grande destaque na elite das bikes foi o pernambucano Cícero Márcio. Depois de ter a corrente da bicicleta quebrada no primeiro dia de prova, quando em 12;, o ciclista mostrou que era um concorrente forte com uma incrível recuperação, garantindo o primeiro lugar nos outros três dias e levando o troféu de campeão.
Na categoria feminina, a brasiliense Marta Cantarino ficou satisfeita com o segundo lugar. ;Hoje (sábado), a minha bike quebrou e não consegui terminar a prova, mas como tinha uma boa vantagem, deu para segurar o segundo lugar.;
O grande destaque do DF foi Aílton José dos Santos. Participando na categoria Over 50, o ciclista foi o único de Brasília a subir no lugar mais alto do pódio. ;Consegui atingir o resultado porque eu treinei mais para este ano;, disse. Para Nelson Gomes e Carlos Onofre, ambos de Brasília, que ficaram em terceiro e quinto lugares na Over 50, respectivamente, o resultado também foi excelente.
Confira os campeões de 2010
VeloCerapió
Protótipos
; 1; Cléber Rodrigues e Solon Mendes (CE)
; 2; Roberto Correa e Deco Muniz (MG)
; 3; Luís Nacif e Humberto Ribeiro (PI)
Super Production
; 1; Alberto Castro e Vinícius Castro (BA)
; 2; Régis Maia e Rogério Almeida (PI)
; 3; Gustavo Xavier e Neurivan Calado (AL)
Production
; 1; Armando Bispo e Robledo Nicoletti (CE)
; 2; Fábio Ruediger e Felipe Schwengber (BA)
; 3; Raimundo Sobreira e Luiz Távora Sobreira (CE)
Regularidade
Carros 4x4 ; Graduados
; 1; Wander de Almeida Filho e Wagner Antônio de Paula (MG)
; 2; Bruno Gonçalves e Cristiano Serpa (MG)
; 3; Hilney Campos e Jonathas Carvalho (PI)
Motos ; Master
; 1; Helâindo (CE)
; 2; Dario Júlio (MG)
; 3; Sandro Hoffmann (ES)
Quadriciclos ; Graduados
; 1; Weidner Moreira (MG)
; 2; Francinei Costa (CE)
; 3; Rodolfo Brito (PB)
Bikes
Elite
; 1; Cícero Márcio da Silva (PE)
; 2; Francisco de Assis Araújo (PI)
; 3; José Roberto do Nascimento (PE)
Feminino
; 1; Renata Rodrigues (PE)
; 2; Marta Cantarino (DF)
; 3; Francisca Rabelo (CE)
Over 50
; 1; Aílton José dos Santos (DF)
; 2; Cesário Neto (PE)
; 3; Nelson Gomes (DF)
; 5; Carlos Onofre (DF)
Sub 40
; 1; José Ivanildo Silva (PE)
; 2; Ronaldo Gonçalves (MG)
; 3; Josias Barbosa (MG)