A pressão exercida pelo Braga após a vitória desta sexta-feira sobre o Sporting não intimidou o Benfica, maior campeão da história do Campeonato Português. Neste sábado, as Águias derrotaram o Vitória de Guimarães pelo placar de 3 a 1 e alcançaram o rival na liderança da competição. O argentino Pablo Aimar e o português Carlos Martins (duas vezes) assinalaram o gol dos mandantes. Nuno Assis balançou as redes pelo lado adversário.
Os três pontos desta noite levaram o Benfica aos 42, o que garantiu o clube de Jorge Jesus ao lado do Braga na ponta da tabela. Contudo, a surpreendente equipe do brasileiro Márcio Mossoró permanece à frente pelo critério de desempate (saldo de gols no confronto direto). Por sua vez, o Vitória de Guimarães perdeu a oportunidade de encostar na briga pela Liga Europa. Com 23 tentos, o alvinegro ocupa o sétimo posto na tabela de classificação.
Embalado pela boa vitória dentro do Estádio da Luz, o Benfica volta a campo no sábado para enfrentar o Vitória de Setúbal. Por outro lado, o Vitória de Guimarães buscará a reabilitação no domingo, quando receberá o Paços Ferreira.
O Benfica obteve o controle de toda partida e chegou a uma vitória sem contestações. Logo aos 17 minutos de partida, o argentino Pablo Aimar recebeu bom passe de bola e tentou servir o paraguaio Oscar Cardozo. Contudo, a bola resvalou na defesa e sobrou para o próprio meia, que balançou as redes. Dominando o confronto, os mandantes acabaram surpreendidos pelo crescimento do Vitória de Guimarães na partida.
Dessa forma, os visitantes conquistaram o empate aos 32 minutos da primeira etapa, com Nuno Assis. Intranquilo devido ao empate, o Benfica terminou o tempo inicial nervoso, mas a conversa no intervalo com o técnico Jorge Jesus resolveu os problemas dos mandantes, que voltaram melhor e viraram o confronto aos cinco, quando Aimar fez grande jogada e tocou para Carlos Martins colocar os donos da casa à frente.
O gol serviu de alívio para o Benfica. Mais solto dentro de campo, os lisboetas definiram o confronto aos 14 minutos do segundo tempo. Carlos Martins recebeu belíssimo passe de calcanhar de Oscar Cardozo e arrematou com precisão, superando o goleiro Nilson pela segunda vez no confronto, terceira do Benfica, que conquistou um triunfo fundamental para pressionar o Braga na ponta do Português.