O primeiro finalista da Copa Africana de Nações saiu nesta quinta-feira, e de um duelo entre duas seleções que estarão na próxima Copa do Mundo. Na cidade de Luanda, capital da Angola, Gana e Nigéria se enfrentaram e quem levou a melhor foram os ganenses, que venceram por 1 x 0. Agora, os tetracampeões do continente esperam pelo resultado de Argélia e Egito, que jogam ainda nesta quinta, para saber quem pegam na decisão.
Com a bola rolando, Gana levou 20 minutos para abrir o marcador. Após cobrança de escanteio, o atacante Asamoah Gyan, jogador do Modena da Itália, subiu mais alto que a defesa rival e, no primeiro pau, cabeceou para as redes do goleiro Enyema.
Em busca do empate, os nigerianos cresceram na partida e começaram a assustar o goleiro Kingson. Aos 27 minutos, Oba Oba Martins aproveitou bola rebatida e saiu na cara do gol, porém, parou em boa defesa do arqueiro adversário. Pouco depois, foi a vez de Odemwingie tentar, de cabeça, mas mandou para fora.
Na segunda etapa, a Nigéria voltou com futebol melhor, pressionando a seleção de Gana. Aos seis minutos, Obasi chegou a balançar as redes, mas pelo lado de fora. Mais tarde, Martins recebeu lançamento de Mikel e bateu de primeira, mas Kingson apareceu para defender.
A partida seguiu em ritmo intenso, com os nigerianos criando as melhores oportunidades de gol. O técnico Shaibu Amodu utilizou suas três substituições, colocando Odiah, Obinna e Yakubu, porém, Gana resistiu e garantiu sua presença na final da Copa Africana de Nações.