O pai do piloto Lewis Hamilton está planejando a construção de uma frota de réplicas dos carros da temporada 2009 da Formula 1 com o intuito de ajudar jovens pilotos a ganhar mais experiência na categoria sem que tenham que se ater às regras que atingem os pilotos de testes.
A informação é do site britânico Autosport, que diz que Anthony Hamilton acena com a criação de um programa independente das equipes de Formula 1, nomeado 'GP Prep Drivers Academy', que só faria uso dos carros de uma temporada de "idade".
Segundo o site, Anthony já teria acertado com a McLaren, time de seu filho, e tem conversas avançadas com outras equipes não-reveladas. A idéia é dar a chance aos pilotos que não podem correr na categoria de provar o seu talento.
"Se você olhar para o nosso esporte, os pilotos são muito sortudos de correr na F-1, porque não há um plano de carreira estruturado para isso. São jovens que nunca foram observados. A idéia do programa é dar mais oportunidade para que eles sejam etstados", explicou o pai do campeão mundial de 2008.
Os custos do programa, tanto para Hamilton quanto para os possíveis pilotos envolvidos, ainda não foi divulgado. A expectativa é de que o projeto seja colocado em prática a partir de março.