Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Vasco encara Macaé em noite de testes

Sem as principais estrelas, técnico Vágner Mancini aproveita o jogo contra o Macaé para observar os jogadores Magno e Rafael Coelho

Rio de Janeiro ; Com os holofotes nas estrelas do time, Carlos Alberto e Dodô, e na promessa Philippe Coutinho, as outras opções ofensivas acabam esquecidas no elenco. Sem o capitão, lesionado, e o artilheiro, suspenso, o técnico Vágner Mancini aproveitará o jogo contra o Macaé, hoje, às 19h30, em São Januário, para fazer testes na equipe. O meia Magno, que teve poucas chances com Dorival Júnior, e o atacante Rafael Coelho são as bolas da vez.

Sem alternativa para a lateral direita ; Fágner está no departamento médico e Elder Granja ainda não tem condição de jogo ;, Mancini pretende improvisar no setor o zagueiro Thiago Martinelli, que jogou boa parte do clássico com o Botafogo na posição.

Magno, 20 anos, chegou ao Vasco no ano passado e só chamou a atenção nas vezes em que foi confundido com Carlos Alberto pela torcida, durante os treinos. Com as mesmas trancinhas do ídolo e o drible fácil, o apoiador caiu nas graças de Mancini após a goleada por 6 x 0 sobre o Botafogo, quando substituiu o capitão ainda no primeiro tempo.

Para se ter uma ideia da falta de prestígio do meia em outros tempos, ele não deu sequer uma entrevista coletiva em 2009. Nesta semana, pela primeira vez, foi convocado para a sala de imprensa pelos jornalistas. ;Tem certeza de que sou eu mesmo?;, perguntou Magno, envergonhado, ao assessor do cruzmaltino.

A timidez dentro de campo ele promete chutar para bem longe. ;Fui muito burocrático no ano passado. Só dava passe para o lado. Era um jogador normal. Neste ano botei na cabeça que tinha de ser mais ousado;, contou o baiano de Salvador. ;Me espelho em Robinho, Ronaldinho Gaúcho e no próprio Carlos Alberto. Ele me dá muitos conselhos, pede que eu me movimente mais, que corra para a lateral... Sei que não é fácil substituí-lo;, admitiu Magno, que faz suas tranças no mesmo cabeleireiro do camisa 19.

Pela primeira vez na equipe titular, Rafael Coelho, que foi um dos artilheiros da Série B, deve jogar mais fixo na área, como Dodô, abrindo espaços para Coutinho e Magno, que chegam detrás. Mancini garantiu, porém, que ele vai continuar com liberdade para buscar o jogo, como fazia no Figueirense. Coelho estava cotado para formar dupla com o artilheiro dos gols bonitos desde o início do Estadual, mas demorou para entrar em forma. O Vasco lidera o Grupo B da Taça Guanabara, com 9 pontos, e o Macaé é o lanterna, com apenas 1.


Fred só entra 100%


Rio ;
O Fluminense enfrenta o Duque de Caxias de olho no clássico de domingo contra o Flamengo. O técnico Cuca, no entanto, não poderá contar com o zagueiro Leandro Euzébio e o volante Diguinho, ambos suspensos, mas o aproveitamento de Fred é quase certo. O atacante continua se recuperando de uma lesão no pé direito, que o afastou da partida contra o Volta Redonda, e pode ser poupado para voltar em condições totais contra o rubro-negro.

O técnico Cuca deixou claro que se Fred tiver condições de atuar normalmente, o atacante vai ser escalado. ;A partida de amanhã (hoje) vale os mesmos três pontos do que o jogo com o Flamengo. Não temos porque priorizar o clássico de domingo.; Bem-humorado, o treinador brincou com os jornalistas que insistiam em tocar no assunto, e disse que poupa boa é a que tinha nos iogurtes que tomava quando jovem.

Caso Fred seja vetado, Alan continuará formando a dupla de ataque com Maicon. Sem Leandro, o técnico tricolor trocou o esquema de três zagueiros pelo 4-4-2. Os volantes Diogo e Thiaguinho vão entrar no meio de campo. Durante o treinamento, Cuca testou Marquinho no lugar de Thiaguinho para tornar o time mais ofensivo.