Campeão do mundo em 1998 defendendo o gol da seleção da França na Copa disputada em sua casa, Fabien Barthez, aposentado desde 2007, está de volta aos Bleus. Mas apenas como conselheiro.
Convidado pelo técnico Raymond Domenech para auxiliá-lo na preparação da equipe que disputará a Copa do Mundo na África do Sul, Barthez evitou trazer para si maiores responsabilidades no time nacional.
"Quando Raymond me pediu para vir eu avisei que não seria parte da comissão. Estou aqui apenas como conselheiro dos garotos (Hugo Lloris e Steve Mandanda, atuais goleiros da seleção nacional)", esclareceu.
Diante da insistência dos jornalistas sobre uma possível ingerência sobre qual dos dois jogadores deveria ser escalado como titular para os compromissos contra África do Sul, México e Uruguai, integrantes do Grupo A do Mundial, Barthez repetiu: "Esse não é o meu papel. Não estou aqui para isso e não sei se quero fazer isso um dia. Estou aqui apenas para dar conselhos ao Steve e ao Lloris", finalizou o ex-goleiro do Olympique Marseille, que defendeu a seleção da França em 87 partidas na carreira.