Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Botafogo-DF quer espantar a crise contra o Brasília

Na zona de rebaixamento, alvinegro recebe o Brasília, no Estádio do Cave, e quer a primeira vitória do ano

Quando o campeonato candango começou, o Botafogo-DF era um dos favoritos ao título. Hoje, três rodadas depois, o alvinegro ocupa a penúltima colocação e tenta contra o Brasília, às 20h30, no Cave, a primeira vitória do ano. Além disso, a partida também tem como atrativo a saga de Túlio Maravilha em busca do gol 900 na carreira ; segundo suas próprias contas.

Para o confronto de hoje, o técnico Marquinhos Bahia contará com o retorno de Zé Carlos no ataque. O jogador, suspenso na última partida, forma a dupla de ataque com o veterano artilheiro na tentativa de levar o clube ao primeiro triunfo do ano. ;Já está na hora de vencer, mas ainda é cedo para qualquer coisa. O trabalho está iniciando, o grupo se conhecendo. A volta por cima virá em breve;, destaca ele, otimista com um resultado positivo.

O treinador do Botafogo aproveitou os treinos da semana para conversar com a equipe. ;É sempre bom conversar para acertar e organizar a equipe, buscar um posicionamento melhor;, aponta o atacante. Para Bahia, a equipe está falhando na hora de finalizar. ;Estão faltando os gols. Temos que ser mais ousados;, reclama. Sobre a má situação na competição e uma possível demissão, Marquinhos garante não estar preocupado. ;O que garante treinador é vitória, mas estou tranquilo;, diz o técnico.

No Brasília, a má fase do rival não se traduz em tranquilidade. Muito pelo contrário. Treinador do time, Humberto Ramos destaca a qualidade do Botafogo-DF. ;É uma equipe qualificada. Assisti ao jogo deles contra o Gama. É um grupo experiente, que trabalha bem a bola. Temos que ter o cuidado;, alerta Ramos.

Sobre a possibilidade do gol 900 de Túlio, o comandante adota um tom de brincadeira. ;Tenho certeza de que não vai sair nesse jogo. A novela terá mais um capítulo. Mas vou torcer para ele fazer na próxima partida;, comenta Humberto Ramos.


Ceilandense tem sua prova de fogo

Petronilo Oliveira
Especial para o Correio

Antes de começar o Candangão, muitos diziam que o Brasiliense era favorito ao título. De quebra, apontavam o Ceilandense como forte candidato ao rebaixamento para a Série B local. No entanto, após três rodadas, as duas equipes se enfrentam hoje, às 20h30, no Estádio Abadião, em situação diferente. O rubro-negro de Ceilândia é a maior surpresa da competição, na liderança com sete pontos ganhos. Enquanto o Jacaré, com cinco, ocupa a terceira posição.

Para seguir surpreendendo, o Ceilandense estudou bastante o time de Taguatinga. E ainda conta com o espião Maninho ; o experiente armador foi emprestado pelo Brasiliense, mas não vai poder atuar contra o dono de seus direitos federativos, por questões contratuais. ;Não vou dizer os detalhes, mas já conversei com o treinador (João Carlos Cavalo). Passarei tudo para ele;, avisa Maninho.

Cavalo não nega a ajuda de Maninho, mas diz ter assistido aos jogos do Brasiliense. ;Eles têm duas jogadas principais. Uma é com bola aérea e a outra fica por conta da inteligência do Iranildo. Temos que marcá-lo de perto;, alerta o treinador.

Ao saber que o técnico do Ceilandense fará uma marcação forte sobre o seu time, Iranildo não escondeu a sua preocupação. ;Fico feliz por ainda ser lembrado. Mostra que estou bem. Por outro lado, tenho sofrido com isso. Os treinadores têm feito um rodízio na marcação sobre mim e os árbitros têm que ficar mais atentos. Quando um leva cartão amarelo, vem o outro para o combate;, lembra o meia.

Mauro Fernandes, comandante do Brasiliense, disfarça e não divulga o time. Dessa vez, não por conta do seu já famoso mistério, mas sim pela insatisfação com o rendimento da equipe.


Jacaré sem goleiro titular e reserva

; Para aumentar a dificuldade do Brasiliense, os goleiros Guto e Marcelo Moretto estão vetados pelo departamento médico. ;O Guto está com uma contratura muscular no adutor. Está fora desse jogo e é dúvida para o fim de semana (contra o Gama, no Bezerrão). O Moretto ficou muito tempo sem treinar. Ainda não está bem fisicamente;, explicou o médico do clube, Paulo Lobo. Dessa forma, Osmair assume a camisa 1.