O presidente Luis Inácio Lula da Silva recepcionará na próxima terça-feira, em Brasília, o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Cleyton Pinteiro, e os pilotos brasileiros que disputarão a São Paulo Indy 300, prova de abertura da temporada da categoria que acontece dia 14 de março na capital paulista.
"A realização desse encontro com o presidente Lula transcende a importância de um evento internacional. Estamos falando de um evento que promove o Brasil em várias frentes ao reunir vários pilotos brasileiros, marcar a inclusão do nosso País em mais um calendário internacional e que deve ser lembrado pela importância de ser uma categoria que utiliza o etanol, combustível renovável e produzido aqui mesmo", comentou Pinteiro, que também é membro do Conselho Mundial de Esportes a Motor da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Em função da importância desse evento para o esporte e para a economia brasileira, Pinteiro solicitou junto à FIA nesta terça a inclusão dessa prova no calendário da Federação Internacional, o que elevaria para seis o número de competições internacionais disputadas no País nesta temporada, junto com o GP do Brasil de F1, a penúltima etapa do Campeonato Mundial de GT1 - ambas em Interlagos -, a abertura do Campeonato Mundial de Carros de Turismo em Curitiba e duas etapas do Campeonato Sul-americano de Rali de velocidade.
A prova de São Paulo terá 75 voltas em um traçado de 4.180 metros, na região do Sambódromo do Anhembi, zona norte da cidade. Os pilotos percorrerão cerca de 313km e a velocidade máxima no circuito de rua, que utilizará parte da via local da Avenida Marginal, deverá superar a marca de 300 km/h. Entre outras atrações a competição pode marcar a estreia da brasileira Bia Figueiredo na categoria.