Pondo um fim às especulações de várias semanas no circo da Formula 1, o espanhol Jaime Alguersuari acertou, enfim, a renovação de seu contrato com a escuderia italiana Toro Rosso e agora ele permanece na equipe para correr a temporada de 2010 da categoria.
Mais jovem piloto a correr como piloto titular na F-1, Alguersuari, de 19 anos, substituiu o francês Sebastian Bourdais no GP da Hungria - o mesmo em que o brasileiro Felipe Massa sofreu grave acidente e ficou afastado pelo resto do ano - e terminou a corrida na 15ª posição.
A permanência de Jaime, que disputou oito GPs em 2009, era esperada, apesar da confirmação vir apenas nesta sexta-feira pelo site oficial da equipe. O chefe Franz Tost relembrou o histórico do piloto para comentar o novo acordo.
"Considerando que ele ez a sua estreia entrando no meio da temporada 2009 no GP da Hungria, sem nenhum teste anterior, ele fez um bom trabalho, tendo um grande progresso durante a segunda metade do ano, e ganhando maturidade se considerarmos que ele tem apenas 19 anos de idade", avaliou Tost, que sabe das dificuldades que o novo contratado irá enfrentar.
"Nesta temporada ele vai novamene enfrentar uma grande curva de aprendizado, já que todos os circuitos da primeira parte da temporada serão novos para ele. A habilidade de Jaime vem a confirmar o compromisso de nosso time em trazer pilotos graduados para o programa de jovens pilotos da Red Bull", completou o dirigente.
Alguersuari correrá ao lado de Sebastién Buemi, suíço também de pouca idade (21 anos). Assim, a espanha completa três pilotos na principal categoria do automobilismo mundial (além de Fernando Alonso na Ferrari e Pedro de la Rosa na Sauber). O Brasil tem quatro representantes: Felipe Massa (Ferrari), Rubens Barrichello (Mercedes GP), Bruno Senna (Campos Meta) e Lucas di Grassi (Virgin).