Tetracampeãs mundiais de vôlei de praia, Juliana e Larissa vão estrear no Circuito Brasileiro nesta sexta (22), na primeira etapa da temporada, que será realizada na cidade de Caixas do Sul. As atletas só conhecerão suas adversárias após o congresso técnico da noite desta quinta (21).
Ao desembarcar nesta manhã na cidade gaúcha, as duas estavam animadas para iniciar a busca por uma das principais metas do ano, que é o título brasileiro. Para isso, Juliana e Larissa terão que desbancar a dupla Talita/Maria Elisa, atual campeã.
Em 2009, as campeãs pan-americanas não puderam lutar pelo título nacional porque, dos 12 torneios da temporada, Juliana só participou de seis (Curitiba, São José dos Campos, Vitória, Teresina, Fortaleza e João Pessoa) e Larissa disputou oito etapas, além das seis ao lado da parceira, ainda jogou com Sandra Pires no Balneário Camboriú e em Santa Maria.
A partir de agora, as tetracampeãs mundiais esperam manter o bom retrospecto nos duelos com Talita/Maria Elisa, dupla formada no ano passado. Até o momento, Juliana/Larissa jogou 11 vezes contra as adversárias, venceu oito jogos e perdeu apenas três. Pelo Circuito Brasileiro, foram cinco partidas, com três vitórias para Juliana/Larissa e duas derrotas. No Mundial foram seis jogos, com cinco vitórias para as tetracampeãs.
"O vôlei de praia nos faz jogar em cidades diferentes durante o ano inteiro, mas enfrentamos as mesmas duplas várias vezes. Por isso, eu e Larissa vamos continuar jogando contra Talita e Maria Elisa e também contra outras duplas que vão brigar pelo título brasileiro", afirmou Juliana, que esqueceu momentaneamente o que já fez na carreira e olha para o futuro.
"É legal dar uma olhada no retrospecto, mas essas partidas já passaram e não influenciarão nos confrontos que teremos este ano. O que funcionou uma vez pode não dar certo todas as vezes. O importante é sempre armar uma boa estratégia e lutar muito em quadra. É isso que faremos a partir de agora em Caxias do Sul contra todas as adversárias", disse Juliana.
Larissa foi mais comedida em sua análise do momento, em que enfrentarão as maiores rivais da atualidade. "Um dos nossos objetivos principais é lutar pelo título brasileiro. Sabemos que será difícil porque a disputa caseira é sempre muito acirrada. Não conseguimos entrar nessa briga no ano passado porque não participamos de todos os torneios, mas já queremos fazer uma boa estreia, em Caxias do Sul, e começar com bons resultados", afirmou a atleta.