Considerado uma das principais potências do continente, a seleção de Camarões teve que suar a camisa para avançar às quartas de final da Copa Africana de Nações, e só conseguiu a vaga ao empatar por 2 x 2 com a Tunísia nesta quinta-feira.
Tendo que buscar o resultado em duas oportunidades, a equipe liderada por Samuel Eto'o enfrentará o poderoso Egito, bicampeão da Copa Africana de Nações, nas quartas de final, pois só se classificou em segundo lugar no Grupo D, com 4 pontos, atrás do Gabão.
O selecionado camaronês tomou o primeiro gol logo aos dois minutos de jogo, quando Chermit subiu sozinho para testar para o fundo das redes e vencer o goleiro Kameni.
Após passar o primeiro tempo inteiro sem conseguir igualar, a seleção camaronesa fez uma "blitz" logo no início da segunda etapa, e empatou com Eto'o, que aproveitou um cruzamento de Webó e se antecipou ao zagueiro para concluir e igualar.
No entanto, um lance bizarro voltou a deixar a Tunísia em vantagem. Após cruzamento da esquerda, o zagueiro Chedjou subiu para tentar cortar e cabeceou por cobertura, enganando Kameni e mandando a bola contra o próprio patrimônio.
Mas se demorou para empatar no primeiro tempo, Camarões não perdeu tempo na segunda etapa, e, com Webó fazendo o pivô e dando sua assistência para N'Guemo chegar de trás e soltar o pé para novamente garantir sua seleção na próxima fase.
Ao fim do jogo, o tunisiano Jemal ainda foi expulso, complicando ainda mais a situação de seu país, agora eliminado na Copa Africana de Nações.
Gabão perde de Zâmbia
Também nesta quinta-feira, a seleção do Gabão foi derrotada por 2 x 1 pela Zâmbia. Kalaba e Chamanga marcaram para a Zâmbia, enquanto Marcolinho descontou.
Mesmo assim, foi Gabão quem avançou às quartas de final e enfrentará a Nigéria, pois, mesmo com apenas quatro pontos, chegou à liderança do Grupo D.