A primeira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, o mais disputado campeonato nacional da modalidade, vai reunir os principais jogadores do país em Caxias do Sul (RS), a partir de hoje, no torneio qualifying. A competição, que tem como principal atrativo as novas duplas de jogadores consagrados, abre a temporada de busca por entrosamento, com vistas a 2011, ano em que será iniciada a contagem de pontos do ranking classificatório para as Olimpíadas de Londres.
Entre as novidades deste ano nas areias estão as duplas formadas pelos medalhistas olímpicos Ricardo e Emanuel, que a partir desta temporada jogam ao lado de Pedro Solberg e Alison, respectivamente. Os novos parceiros dos experientes jogadores têm em comum a pouca idade: Pedro Solberg, 23 anos, e Alison, 24. Mas, ao contrário do que se poderia imaginar, os dois exibem um currículo recheado de títulos. Depois de sete anos jogando com Emanuel, Ricardo admite que atuar ao lado de um atleta tão jovem é desafiador e dá uma motivação a mais. ;A juventude dele está me motivando cada vez mais. Acho que vai dar uma química boa. Quando formamos a dupla, a ideia era ter um time competitivo;, afirmou Ricardo.
Pelo pouco que eles puderam testar nas areias, Ricardo e Pedro Solberg deixam a expectativa de fazer uma boa campanha e dar trabalho para os adversários. Afinal, com os ex-parceiros machucados, eles atuaram juntos em duas etapas do Circuito Mundial, em 2009, e conquistaram o quarto lugar, na Finlândia, e a nona posição, na Holanda. ;Foi marcante e muito gratificante jogar ao lado dele;, afirmou Ricardo.
Os melhores seguem
O qualifying acontece hoje e classifica as oito melhores de cada categoria. As duplas classificadas se juntarão a outras 16 masculinas e 16 femininas na disputa da fase classificatória do torneio principal, amanhã. As 18 melhores duplas em cada naipe avançam à fase eliminatória, que será realizada sábado, com a repescagem, as oitavas, quartas-de-final e semifinais. Os jogos da final e as disputas do terceiro lugar acontecem no domingo.
Campeões históricos
A dupla conquistou o ouro na Olimpíada de Atenas em 2004 e o bronze nos Jogos de Pequim em 2008. Além disso, conquistou cinco vezes o título do Circuito Mundial. Ricardo e Emanuel venceram ainda os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007.
Tempo para engrenar
Além do nível técnico e da experiência nas areias, o entrosamento é um dos principais quesitos para uma dupla de sucesso. Sabendo disso, Ricardo admitiu que, a princípio, pouco será cobrado do parceiro e que a ideia é manter o jogador à vontade durante os jogos. ;Estou tentando tirar um pouco dessa responsabilidade e fazer com que ele pense que sou um jogador como outro qualquer;, explicou.
Como o objetivo principal da dupla é ganhar maturidade e espaço para tentar uma vaga nas Olimpíadas, o trabalho deve ser feito aos poucos e com paciência. ;Com o Emanuel, já entendia pelo olhar o que ele estava pensando. Chegar a esse ponto requer tempo, viagens, jogos. Vamos ter um ano de preparação intenso para fazer uma equipe forte;, completou Ricardo.
Quem é ele?
Nome: Ricardo Alex Costa
Peso: 107kg
Altura: 2m
Nascimento: 6/1/1975
Local: Salvador;BA
Principais títulos: ouro nas Olimpíadas de Atenas, bronze nos Jogos de Pequim e cinco vezes campeão mundial.
Quando o ídolo vira parceiro
O medalhista olímpico Emanuel sempre foi visto por Alison como ídolo e um exemplo dentro de quadra. Há pouco mais de dez dias, os dois deram início aos primeiros treinos de um time que tem boas chances de brigar pelas primeiras posições do ranking nacional. Para isso, o entrosamento deve ser o melhor possível. Mas tanto Alison quanto Emanuel sabem que somente o tempo vai azeitar a relação. ;Sabemos que ainda não estamos no nosso melhor;, afirmou Alison.
A dupla foi formada depois que Ricardo e Emanuel decidiram desfazer a parceria que durou sete anos. Emanuel admite que tanto Pedro Solberg quanto Alison eram as opções em que pensava para formar o novo time. Ele chegou a telefonar para o atual parceiro de Ricardo para fazer uma proposta, mas foi informado de que o jovem já havia aceitado o convite do baiano. ;Fiquei numa situação chata, porque sabia que o Alison estava numa ótima fase com o Harley. Mas o convidei ainda assim e ele decidiu aceitar;, contou Emanuel.
As adaptações para uma melhor relação dentro de quadra são feitas aos poucos. Ao menos foram preservadas as antigas posições. ;Continuo jogando na entrada de rede como antes. Mas precisamos achar nosso estilo de jogo;, disse Alison. ;Agora é descobrir a melhor bola que ele gosta para atacar e acertar essa relação entre bloqueio e defesa;, completou Emanuel.
Destaque na temporada passada
Eleito melhor atacante e bloqueador brasileiro em 2009, além de ter sido considerado o atleta que mais evoluiu no Circuito Mundial, Alison acredita que o amadurecimento dele foi fundamental para ter sido convidado por Emanuel para formar a dupla. ;Não esperava que a dupla terminasse e ele me convidasse. Mas quando me chamou, fiquei lisonjeado;, disse Alison.
;Estou gostando muito das primeiras semanas. Ele é um garoto muito dedicado, com muita vontade. Estou aprendendo coisas novas e posso agregar muita coisa da jovialidade dele ao meu jogo;, disse Emanuel.
Os dois já haviam jogado juntos em uma das etapas do Mundial de 2008, quando ficaram em terceiro lugar. ;Claro que é uma grande pressão jogar com ele, mas é muito bom para o meu aprendizado. O Brasil perdeu uma grande dupla, mas ganhou dois grandes times;, defendeu Alison.
Com o sonho olímpico em mente, Alison é realista e admite que é preciso trabalhar muito, antes de conseguir uma vaga para representar o Brasil. ;Mas até as Olimpíadas, falta muita coisa. A ideia é fazer uma grande parceria.;
Já Emanuel é mais cauteloso e não pensa tão longe. Para ele, 2011 será um ano decisivo e é nisso que foca. ;Em 2010, vamos diminuir os erros e as dificuldades para, no ano que vem, estarmos em sintonia para o Brasileiro e o Mundial;, finalizou.
Treinos em João Pessoa
Para acelerar o entrosamento entre os jogadores, Pedro Solberg precisou se mudar para João Pessoa, onde mora o baiano Ricardo. O técnico carioca Renato França é quem conduz os trabalhos da dupla. Os treinos são realizados diariamente em dois turnos. ;É bem diferente do Rio, mas estou numa boa. Tenho meus objetivos e estou aqui para correr atrás deles;, afirmou Pedro.
De olho no Mundial de 2011, torneio que abre a contagem de pontos para a classificação olímpica, Pedro Solberg confia na capacidade da dupla. ;Tecnicamente, acho que estou com o melhor parceiro que poderia ter. Vou fazer o melhor possível para brigarmos lá em cima;, avisou.
Calendário
Temporada 2010 de Vôlei de Praia
; 1; etapa ; Caxias do Sul (RS); de hoje a domingo
; 2; etapa ; Balneário Camboriú (SC) ; de 3 a 7 de fevereiro
; 3; etapa ; São José dos Campos (SP) ; de 24 a 28 de fevereiro
; 4; etapa ; Uberaba (MG) ; de 10 a 14 de março
; 5; etapa ; Goiânia (GO) ; de 24 a 28 de março
; 6; etapa ; Campo Grande (MS) ; de 7 a 11 de abril
; 7; etapa ; Fortaleza (CE) ; de 8 a 12 de setembro
; 8; etapa ; João Pessoa (PB) ; de 22 a 26 de setembro
; 9; etapa ; Maceió (AL) ; de 6 a 10 de outubro
; 10; etapa ; Salvador (BA) ; de 20 a 24 de outubro
; 11; etapa ; Vitória (ES) ; de 10 a 14 de novembro
; 12; etapa ; Búzios (RJ) ; de 24 a 28 de novembro
Quem é ele?
Nome: Alison Cerutti
Altura: 2,03m
Peso: 107kg
Nascimento: 7/12/1985
Local: Vitória-ES
Principais títulos: campeão brasileiro 2009, vice-campeão mundial e do Circuito Mundial 2009, melhor atacante e melhor bloqueador brasileiro de 2009 e jogador que mais evoluiu no Circuito Mundial 2009
Quem é ele?
Nome: Emanuel Rêgo
Altura: 1,90m
Peso: 80kg
Nascimento: 15/04/1973
Local: Curitiba-PR
Principais títulos: ouro nas Olimpíadas de Atenas, bronze nos Jogos de Pequim, nove vezes campeão mundial e sete vezes campeão do Circuito Brasileiro