A garotada do Inter sentiu o ritmo de início de temporada. Após uma estreia eletrizante no Campeonato Gaúcho, o Inter B não manteve a mesma intensidade de jogo na segunda rodada diante do Porto Alegre, em Canos. Mesmo assim, os jovens mostraram futebol suficiente para vencerem por 1 x 0.
Os colorados encontraram um adversário bem mais fechado do que no fim de semana passado. Presente no Complexo Esportivo da Ulbra, Jorge Fossati, técnico do time principal, pôde comprovar a eficiência de Leandro Damião. O centroavante marcou o gol da vitória após cobrança de escanteio.
Quem ainda quiser uma vaga na lista da Libertadores terá mais 90 minutos para demonstrar seu potencial. No domingo, o time B atuará pela última antes da estreia dos principais jogadores do elenco. O adversário será o Inter-SM, em partida no interior do Estado.
Já os jogadores do Porto Alegre estarão sobre menor pressão. Assis, dono do clube, não estará presente do fim de semana no duelo contra o Caxias, em casa. Ele estará em Milão, assistindo seu irmão, Ronaldinho, atuar pelo Milan contra a Inter.
Com seis pontos ganhos, o Inter lidera a chave 2 do Gauchão após dois jogos. Já o Porto Alegre sofreu sua segunda derrota na competição e está na última colocação do grupo 1.
O jogo
Após criarem alta expectativa na primeira rodada ao bater o Ypiranga por 4 x 2, os aspirantes do Inter B entraram em campo carregando um pouco mais de peso no gramado do Estádio da Ulbra. Se a atuação não foi do mesmo nível, os jogadores não mostraram nenhum sinal de terem sentido a pressão. Diferente da equipe de Erechim, o Porto Alegre não tentou atuar de igual para igual. Assustado com a goleada sofrida na estreia, Lisca postou seus comandados atrás. Bem atrás.
Precavido, o caçula do Gauchão montou uma defesa a quatro, com laterais presos mais três volantes logo à frente. A medida complicou o time colorado. Os meias não tinham espaços e os volantes não conseguiam armar as jogadas de trás. Sem um elemento surpresa no campo ofensivo para desarmar a retranca adversária, a bola chegava mascada ao ataque.
No único avanço mais incisivo do Porto Alegre, Tuta conseguiu o primeiro chute no gol da primeira etapa, aos 15 minutos. Em um arremate cruzado, Agenor realizou fácil defesa. Depois, o camisa 1 colorado passou a fazer figuração em campo, sem precisar mais trabalhar. Para furar a retaguarda do oponente, o Inter precisou da bola parada. Após escanteio da esquerda, Igor desviou de cabeça para Leandro Damião testar para o gol, aos 26 minutos.
O centroavante marcou pela terceira vez na competição, a segunda em jogadas pelo alto. Desconhecido da torcida, ele é homem de área, daqueles em que o apetite está sempre sedento por mais um gol. Dois cinco arremates dos colorados no primeiro tempo, três foram dele.
O equilíbrio do confronto terminou aos 5 minutos do primeiro tempo, quando Dê, do Porto Alegre, foi expulso. O fato terminou com qualquer hipótese do time de Assis Moreira, irmão de Ronaldinho, empatar a partida. O irmão do jogador do Milan embarca na sexta-feira para Milão, onde assistirá ao clássico contra a Inter. No longo voo que atravessará o Atlântico, o empresário terá bastante tempo para pensar no que mudar na equipe de Lisca, que amarga duas derrotas em dois jogos.
Sob os olhos de Assis e de Jorge Fossati, técnico do time principal do Inter, a garotada colorada começou a achar buracos na retaguarda adversária, principalmente pelo lado direito de ataque, mas sempre algo dava errado. Ou o cruzamento saia de maneira defeituosa ou Walter recebia a bola em posição de impedimento. No melhor lance, Leandro Damião chegou de carrinho e desviou a bola para fora.
Porém, depois dos 20 minutos, o Inter esqueceu de tocar a bola. Achou que o chutão fosse seu aliado. A mudança inconsciente de postura animou o Porto Alegre. O time da Zona Sul da Capital começou a ter mais domínio no meio-campo, chegando a levar perigo aos 24 minutos, em chute de Gabriel Davis, espalmado por Agenor.
Para voltar a ter domínio, Enderson Moréia colocou João Paulo e Léo. Funcionou. O time voltou ao ataque. Leandro Damião chegou a ter uma oportunidade dupla, chutando em cima do goleiro e no rebote tocando para fora. No fim, o Inter B cumpriu o seu papel venceu, deixando o time com 100% no Gauchão. Em 2007 quando o mesmo expediente foi utilizado, o segundo quadro colorado somava um empate e uma derrota.
Mandantes em dificuldades
O s donos da casa tiveram a vida complicada nesta quarta-feira, na segunda rodada do Gauchão. O Juventude foi massacrado no Alfredo Jaconi. Repetindo a atuação sólida diante do Grêmio, o Pelotas aplicou um 3 x 1, dominando o adversário. Quem também deu vexame diante do seu torcedor foi o Inter-SM, que levou 3 x 0 do São Luiz. O Glorioso segue com 100% de aproveitamento.
O Novo Hamburgo não conseguiu ir além de um empate por 2 x 2 como Veranópolis. Com nomes como Rodrigo Mendes e Michel, entre outros, os "Galácticos do Vale", apelido recebido devido às contratações de peso, tiveram dificuldades durante toda a partida, tendo que correr atrás da igualdade no placar no segundo tempo.
Ypiranga e Esportivo conseguiram fazer o dever de casa, mas de maneiras bem diferentes. O Esportivo se complicou diante da Universidade, tendo vencido por 3 x 2. O nome do confronto foi Flaviano, autor dos três gols dos mandantes. Agora, ele possui quatro gols no Gauchão, assumindo a artilharia do torneio.
Já o Ypiranga mostrou sua superioridade diante do Santa Cruz, aplicando 2 x 0 sem maiores dificuldades.
Confira os resultados do Campeonato Gaúcho
Juventude 1 x 3 Pelotas
Esportivo 3 x 2 Universidade
Novo Hamburgo 2 x 2 Veranópolis
Ypiranga 2 x 0 Santa Cruz
Inter-SM 0 x 3 São Luiz
Porto Alegre 0 x 1 Inter