A Fiorentina saiu em vantagem na Copa da Itália. Jogando a partida de ida no Artemio Franchi, a Viola venceu por 3 x 2, contando com uma ótima apresentação do atacante romeno Adrian Mutu.
Logo aos nove minutos, Gilardino fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro na área para Mutu chegar fechando no meio e batendo forte, sem a menor chance para o goleiro Muslera.
A dupla voltou a causar problemas aos 44 do primeiro tempo, quando Gilardino recebeu na entrada da área e fez o pivô para o romeno chegar vindo de trás e soltar outra bomba.
Porém, a Lazio descontou aos seis minutos do segundo tempo, quando Zárate recebeu na esquerda e fez bela jogada em diagonal para o meio e concluiu da entrara da área para a bola desviar na defesa e enganar o goleiro Frey antes de entrar.
Mas as esperanças da Lazio pararam por aí, e novamente em Mutu. Aos 14, após escanteio, o romeno chutou mascado na bola e Kroldrup apareceu na segunda trave para cabecear para o fundo das redes.
Mesmo tentando apenas deixar uma vantagem menos desconfortável para o jogo de volta no Estádio Olímpico de Roma, Rocchi, camisa 9 e capitão da equipe, recebeu na entrada da área, cortou o zagueiro e bateu no canto esquerdo para fazer o placar mostrar 3 x 2 para os anfitriões.