Foi-se o tempo em que um time procurava no mercado da bola um camisa 9 goleador ou um 10 habilidoso. Hoje em dia, as referências de 1 a 11 já não existem mais no alinhamento das equipes. Um pouco pela preferência pessoal de cada jogador, muito em função de estratégias de marketing dos clubes.
Questionado sobre o assunto, Muricy Ramalho deixou escapar algum saudosismo. Ex-meio-campista do São Paulo na década de 1970, o agora treinador admitiu que gostava de gravar as posições de cada jogador por seus respectivos números de uniforme.
"A gente olhava a escalação do time e via que estava faltando um número 8, 9, 10. Falava-se muito nisso. Hoje, às vezes eu nem sei o número de alguns jogadores meus. Eu não distribuo camisa, não sou ligado em superstição. Para mim, clube é que tem que ver isso", disse o atual comandante do Palmeiras.
A comprovação da mudança se dá em uma rápida olhada nos números de 1 (Bruno) a 80 (Sandro Silva) no elenco de 26 atletas. O goleiro Marcos recusa a primeira camisa para ficar com a 12, com a qual conquistou a Copa Libertadores de 1999. Na sequência, vem o lateral direito chileno Figueroa, que leva a 77 nas costas por um simbolismo religioso.
"No meu tempo, era só de 1 a 11. Agora tem jogador com preferência por número, além de venda de camisa. Hoje se vive disso. A numeração é um artifício antigo, mas que faz com que o torcedor grave também o jogador", comentou o técnico. "Apesar que alguns não ficam nem seis meses no clube".
Estão atualmente vagos no Palmeiras os tradicionais 3 e 9, antes pertencentes a Edmílson e Vagner Love. Embora sejam prometidas contratações, estes números podem até ficar sem dono. Os principais alvos são um meio-campista e um atacante - que, se for o cruzeirense Kléber, assumirá a 30.
Enquanto isso não acontece, o time que enfrenta o Barueri às 21 horas (de Brasília) desta quinta-feira, em Presidente Prudente, será composto por: 12-Marcos; 77-Figueroa, 4-Léo, 23-Danilo e 6-Armero; 5-Pierre, 8-Márcio Araújo, 10-Cleiton Xavier e 26-Deyvid Sacconi; 7-Diego Souza e 20-Robert.