A primeira tarefa foi executada com louvor. Agora, o time B do Internacional encara a parte mais difícil. Após atuar com solidez e vencer o Ypiranga por 4 x 2, na primeira rodada do Campeonato Gaúcho, os garotos chamaram a atenção e, agora, precisarão saber lidar com a pressão para repetirem o bom desempenho nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília).
Os jovens colorados encontrarão no Parque Esportivo da Ulbra, em Canoas, os caçulas do Gauchão. O Porto Alegre, em sua estreia na elite do futebol gaúcho, deixou expectativas inversamente proporcionais ao adversário da noite, tendo sido goleado por 5 x 1 pelo Veranópolis ao debutar na competição. Um início desanimador para Ronaldinho Gaúcho, que junto com seu irmão Assis, é dono do clube.
Os jogadores do segundo quadro do Inter têm mais 180 minutos para convencerem Jorge Fossati a ganhar um espaço no elenco principal. Além do Porto Alegre, a equipe B atuará contra o Inter de Santa Maria, antes do retorno do time que disputará a Libertadores.
Existe a esperança de entrar na lista de inscritos para a disputa do maior objetivo do clube em 2010. O nome mais próximo de mudar de grupo é Walter. "Primeiro tem que pensar aqui. Se for mal aqui, o treinador do time A não vai ver. Se for bem, o homem está nos olhando lá de cima e vai nos chamar", comentou o jogador. O atacante esteve nos profissionais e traça um recomeço da carreira após ficar quase um ano parado devido uma séria lesão no joelho.
Outros dois nomes podem começar a rondar os pensamentos do uruguaio Fossati. Leandro Damião, centroavante, autor de dois gols diante do Ypiranga é um deles. "Estou feliz com o momento, mas sei que preciso jogar mais e fazer mais gols para estar na lista da Libertadores. Encaro esses jogos do Gauchão como uma grande oportunidade", declarou. O outro é o lateral esquerdo Juan, pois a posição possui somente Kleber no elenco principal.
O Porto Alegre planejou montar uma equipe mais competitiva para participar do Gauchão. Sonhou com as contratações de veteranos renomados como Marcelinho Carioca e Junior Baiano. O plano não se concretizou. A família Moreira teve que se contentar com jovens jogadores, somando-os a nomes rodados do interior do estado, como o centroavante Adão, com passagem pelo Grêmio.
Outro conhecido é o treinador Lisca. Por muitos anos, ele integrou as categorias de base do Inter. Como técnico esteve no comando da equipe B em 2007, que disputou as primeiras rodadas do Regional, enquanto os jogadores campeões do mundo iniciavam a pré-temporada. O início de três anos atrás foi bem diferente do desse ano, minando a sequência de Lisca no clube.
Restante da rodada
A quarta-feira terá mais cinco jogos. Na abertura da segunda rodada, às 19h30, o Juventude recebe o Pelotas. Após empatar na estreia com o São José, o Alviverde tenta se recuperar em casa. Passando por uma reestruturação após cair para a Terceira Divisão, o clube da Serra aposta nos jovens Zezinho e Gustavo, de 17 anos, para voltar a incomodar a dupla Gre-Nal. Já o Pelotas tentará somar os primeiros pontos após perder para o Grêmio.
Depois, às 20h30, mais quatro partidas. De roupa nova, o Esportivo receberá a Universidade, antiga Ulbra, na Montanha dos Vinhedos. O confronto será o único entre dois times que perderam na primeira rodada. Antes da partida, será apresentado o novo uniforme do Esportivo.
Na Região Metropolitana de Porto Alegre, o Novo Hamburgo duelará contra o Veranópolis, duas equipes que venceram suas partidas no fim de semana. No Anilado, a expectativa é da estreia do meia Preto. O clube montou um dos elencos mais fortes da competição, tendo jogadores rodados como Rodrigo Mendes e Michel, campeão mundial com o Inter.
No Pentacolor da Serra, o técnico Gilmar Pozzo prevê dificuldades na partida fora de casa. "Vai ser bastante difícil, pelas contratações do Novo Hamburgo. São jogadores que têm qualidade e o clube está com moral".
Após sucumbir diante do Colorado, o Ypiranga atuará em Erechim visando a recuperação. O adversário no Colosso da Lagoa será o Santa Cruz, que venceu o Esportivo no domingo. Em Santa Maria, o Inter local medirá forças contra o São Luiz.
Confira a rodada do Campeonato Gaúcho:
Quarta-feira
19h30 - Juventude x Pelotas
20h30 - Esportivo x Universidade
20h30 - Novo Hamburgo x Veranópolis
20h30 - Ypiranga x Santa Cruz
20h30 - Inter-SM x São Luiz
22 horas - Porto Alegre x Inter
Quinta-feira
19 horas - Avenida x São José
19h30 - Grêmio x Caxias
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL x PORTO ALEGRE
Local: Parque Esportivo da Ulbra, em Canos (RS)
Data: 20 de janeiro de 2009, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco
Assistentes: Alexandre Kleiniche e Edemar Palmeira
INTERNACIONAL: Agenor; Daniel, Wagner Silva, Igor e Juan; Josimar, Paulinho, Wagner Libano e Ytalo; Walter e Leandro Damião
Técnico: Enderson Moreira
PORTO ALEGRE: Marasca; Jackson, Rodrigo Santos, André e Cristiano; Caio, Bruno Gabriel Davis e Bruno Farias; Hyantony (Leandrão) e Adão
Técnico: Lisca