Jornal Correio Braziliense

Superesportes

César Castro vira sócio do clube dos oito

Quinto lugar no Mundial de Roma em 2009, o brasiliense César Castro vira o ano sem descanso na preparação para a World Series, competição que reúne apenas os oito melhores saltadores do mundo

Ganhador do Prêmio Brasil Olímpico, concedido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), como o melhor atleta dos saltos ornamentais de 2009, o brasiliense César Castro começou o ano sem direito a qualquer descanso. As merecidas férias aconteceram em agosto, quando, após terminar o Campeonato Mundial de Roma na quinta colocação (a melhor participação da história de um brasileiro na modalidade), César parou por algumas semanas para recarregar as baterias e se preparar para os desafios da próxima temporada.

Assim, treinando normalmente durante as semanas de Natal e do ano-novo, o candango, que esteve na cidade na semana passada, contou que está trabalhando duro para chegar bem ao primeiro desafio de 2010: em março, ele embarca para a China, onde disputa, no trampolim de 3 metros, a primeira etapa da World Series, uma competição de altíssimo nível técnico composta por três torneios.

A World Series é a versão, nos saltos ornamentais, da Masters Cup do tênis. Apenas os oito melhores colocados do Mundial de Roma se credenciaram para a disputa, que, além da China, terá etapas na Inglaterra e no México. Nesses três países, César competirá com feras do porte do chinês He Chong, campeão olímpico em Pequim-2008 e campeão mundial em Roma; ou o norte-americano Troy Dumais, vice-campeão mundial no ano passado, entre outros.

;Em 2007, quando fiquei em sétimo lugar no Mundial de Melbourne, eu já tinha me classificado para essa competição;, lembrou César. ;Mas acabei me contundindo e não pude participar. Estou muito ansioso para competir agora, porque é um torneio muito importante. São poucos atletas, mas o nível técnico é muito alto. Não é todo dia que a gente participa de uma competição dessas.;

César retornou ao Rio de Janeiro, onde mora, no domingo e seguirá treinando até março. A meta é repetir ao máximo os saltos que apresentará na China e chegar afiado na hora de competir. ;Estar entre os melhores é um grande estímulo para querer ficar na frente dos caras. Vou me empenhar muito nos treinos para chegar à China na melhor forma possível.;


QUEM SÃO ELES


Nome:
César Augusto Aquino de Castro
Data de nascimento: 2 de fevereiro de 1982
Local: Brasília
Especialidade: trampolim de 3 metros
Altura: 1,75m
Peso: 73kg
Principais resultados em 2009:
; 5; lugar no Campeonato Mundial de Roma
; prata na etapa de Montreal do Circuito Mundial
; 4; na etapa de Fortlauderdale do Circuito Mundial
; ganhador do Prêmio Brasil Olímpico de melhor atleta dos saltos ornamentais de 2009

Nome:
Ian Carlos Gonçalves de Matos
Data de nascimento: 24 de abril de 1989
Local: Belém-PA
Especialidade: trampolim de 3 metros
Altura: 1,71m
Peso: 73kg
Principais resultados em 2009:
; prata na Taça Brasil
; ouro no salto sincronizado na Taça Brasil (com César Castro)

"O nível técnico é muito alto. Não é todo dia que a gente participa de uma competição dessas"
César Castro, saltador brasiliense


Fé na nova parceria


Em sua passagem por Brasília, César Castro aproveitou para treinar no Colégio Mackenzie. Lá, ele e o paraense Ian Matos puderam trabalhar juntos mais uma vez. Os dois venceram a prova de salto sincronizado no trampolim de 3 metros na Taça Brasil, em dezembro, e, para César, a parceria tem tudo para decolar.

;O Ian é um atleta novo e que tem um potencial enorme. Estamos nos entendendo bem, e acho que, em alguns anos, essa parceria tem tudo para conquistar bons resultados em nível internacional;, previu César.

Aos 20 anos, Ian compartilha da animação do parceiro. ;O César é o melhor saltador que o Brasil já produziu. Nós competimos na mesma prova e a minha meta é algum dia poder superá-lo;, disse, sem cerimônia. ;Mas, na prova de salto sincronizado, nós estamos formando essa parceria e o que eu espero é treinar muito para chegar ao nível dele e fazer a nossa dupla melhorar;, analisou.

Para o técnico Ricardo Moreira, que treinou César durante quase 10 anos, o candango e o paraense podem pensar em bons resultados já no Pan de 2011, que será disputado em Guadalajara. ;O Ian tem qualidades similares às do César. Quando ele pegar mais nível técnico, eles vão sincronizar muito bem. Acho que, para o ano que vem, já podemos pensar em bons resultados no Pan.;

Veja entrevista com o saltador César Castro