Mesmo estando cada vez mais distante dos campos de golfe, Tiger Woods mantém o status de grande atleta da modalidade e continua sendo o melhor golfista do mundo. Na mais recente contagem da entidade oficial, o norte-americano ainda mantém vantagem de quase 600 pontos sobre o segundo colocado pelas médias dos atletas.
Dentre os cinqüenta primeiros colocados, Woods foi o que menos atuou durante o ano, mesmo com o escândalo acerca de sua vida pessoal eclodindo apenas no final de 2009. Jogando em 40 eventos, ele perdeu 32.294 pontos em relação à última contagem, valor muito acima dos demais atletas que perderam entre 5 e 20 mil pontos.
Ainda assim, ele possui 13.860 pontos de média, contra 7.802 do segundo colocado, o também americano Phil Mickelson. O terceiro, Steve Stricker, foi o único do top 5 a ganhar pontos na contagem. Com 6.927 pontos, ele perdeu 14.202, mas ganhou 25.750, de um total de 311.720 - Tiger tem 554.390.
Apesar do seu primeiro posto não sofrer ameaças ao menos pelas próximas semanas, ele não deve retornar ao golfe tão cedo. Alguns tabloides chegaram a afirmar que o até então esportista mais rico do mundo estaria internado em uma clínica psiquiátrica para tratar de uma compulsão sexual, após várias mulheres afirmarem ter se relacionado com ele durante o casamento com a ex-modelo Elin Nordgren.