Depois de abrir o ano do centenário com uma incontestável vitória por 3 a 0 em amistoso contra o Huracán, o Timão começará, neste domingo, às 17 horas (de Brasília), em Ribeirão Preto, diante do Monte Azul, um dos caçulas da elite nacional, sua caminhada rumo ao bicampeonato paulista.
Para chegar à façanha que o clube não alcança desde a época da democracia corintiana, quando se sagrou bicampeão nos anos de 1982 e 1983, o técnico Mano Menezes contará com uma legião de reforços, encabeçada pelo pentacampeão Roberto Carlos, que se desligou do Fenerbahce para voltar ao Brasil após 15 anos em gramados europeus.
O novo dono da camisa 6 alvinegra, no entanto, não fará sua primeira aparição no estádio Santa Cruz. Segundo o técnico Mano Menezes, apenas dois dos novos sete reforços começarão a partida como titulares: o meia Tcheco e o atacante Iarley.
"A tendência é usarmos a maior parte do time que atuou no amistoso, com duas novas peças: o Iarley e o Tcheco, que estão na frente dos demais e em melhores condições para atuar em uma competição", explicou o comandante gaúcho, que também terá como novidade o zagueiro Chicão, que não encarou o Huracán.
O treinador não espera facilidades diante de um dos caçulas da competição e acredita em um jogo bastante truncado. "Eles têm jogadores conhecidos, experientes e alguns com passagens pelo Corinthians. Vão propor um jogo mais fechado, tentando sair no contra-ataque. Precisaremos de tranquilidade para tentar resolver o jogo", pregou.
Contratado para ser um dos novos 'maestros' do time na temporada, Tcheco, um dos estreantes da tarde, garantiu estar otimista para vestir pela primeira vez a camisa alvinegra. E avisou que não se importa com o posicionamento em campo que lhe for passado pelo técnico Mano Menezes.
"Não vou arriscar dizer minha preferência, mas o Mano sabe minhas características e como gosto de jogar. Com o plantel que tem nas mãos, terá muitas opções. Esse começo vai ser para isso também", ponderou.
O atacante Ronaldo, ainda sem sua forma física ideal, será poupado da abertura do Paulistão. Segundo o técnico Mano Menezes, o jogador deverá fazer sua estreia na temporada na terceira rodada da competição, diante do Oeste, ou na quarta, ante o Mirassol.
Pela primeira vez disputando um campeonato da elite estadual em seus 89 anos de existência, o Clube Atlético Monte Azul, campeão da Série A-2 em 2009, não quer ser apenas coadjuvante na competição. E contratou uma série de jogadores com alguma rodagem para compor o elenco comandado por Édison Só.
O destaque é o meia-atacante Marcelinho, contratado justamente junto ao Corinthians, mas que não poderá estar em campo neste domingo por conta de uma cláusula contratual. Para compensar, terá a presença de outro jogador com raízes corintianas no meio-campo: o volante Rafael Fefo, que não teve muitas oportunidades no time principal do Alvinegro.
O zagueiro Ávalos, ex-Santos, os meias Luciano Sorriso, ex-Figueirense, e Rafael Ueta, ex-Ponte Preta, completam o grupo de atletas já conhecidos do público paulistano e compõem a espinha dorsal do 'Pequeno Notável' do Paulistão.
FICHA TÉCNICA:
MONTE AZUL X CORINTHIANS
Local: estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP)
Data: 17 de janeiro de 2009, quarta-feira
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (SP)
MONTE AZUL: Tiago Cardoso; Dedê, Ávalos, Mauro e Ferrari; Rafael Fefo, Luciano Sorriso, Franciscatti e Rafael Ueta; Edmílson e Ray
Técnico: Édison Só
CORINTHIANS: Felipe; Alessandro, William, Chicão e Escudero; Marcelo Mattos, Jucilei, Morais e Tcheco; Iarley e Souza
Técnico: Mano Menezes